Fim da pandemia impacta positivamente no  Floripa Conecta, hub de mais de 150 eventos de agosto, em Florianópolis. Um exemplo dessa nova fase foi o Inova+Ação, evento de tecnologia para o varejo da CDL de Florianópolis, realizado nesta quinta-feira, no Centrosul. Atraiu 2.200 inscrições, 57% mais do que a edição de 2022 e cerca de 30% vieram de fora. Segundo o presidente da CDL, Júlio César Geremias, um dos temas de destaque foi a inteligência artificial (IA).

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– Temos a inteligência artificial para complementar uma série de atividades. Temos que enxergar essa tecnologia como uma ferramenta que vem aí para o mercado se ajustar. A nossa intenção, com esse evento, é incentivar os empreendedores a se prepararem para as oportunidades que surgem – afirmou Geremias.

Entre as empresas que participaram da feira do evento com inovações recentes esteve a RINN, que levou a robô Diva, em tela, que lê notícias fazendo expressões faciais conforme os temas abordados. Segundo o presidente da CDL, é um dos exemplos de inteligência artificial visíveis que fazem as pessoas pensarem mais sobre o futuro dessa tecnologia, nos aspectos que preocupam.

Júlio César Geremias, presidente da CDL de Florianópolis, em estande que mostra robô em tela de TV Foto: Divulgação

O Inova+Ação teve um painel específico sobre IA aplicada ao varejo. Uma das palestrantes foi a especialista Monica Granzo. Segundo ela, o varejo é uma das áreas que tem mais paliação de IA no momento. Há alguns anos, a jornada do varejo, a trilha do consumidor já vem sendo impactada e acelerada por essa tecnologia e os empresários precisam focar em resultados.

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– Um exemplo é quando a pessoa joga no buscador, procura um produto ou serviço. Depois, quando ela acessa outros dispositivos aparecem ofertas daquele item buscado – citou  Monica Granzo.

– As aplicações de ferramentas de inteligência artificial precisam estar focadas em agregar valor de verdade para a empresa. Sem ser a utilização da ferramenta só pela ferramenta. Muita gente aplica a ferramenta somente para não perder o bonde daquela inovação. Para mim, inovação por inovação pode mais criar problema do que ser solução – alertou Alexandre Adoglio, outro palestrante do painel.

Segundo ele, um exemplo internacional de destaque sobre IA é o do programa de fidelidade da rede de cafeterias Starbucks. Eles usaram a tecnologia para fazer uma coleção de NFTs que fazem o preditivo do comportamento do consumidor. Com isso, a Starbucks pode saber qual é o planejamento de consumo de cada cliente dela.

Também especialista em IA e mediador do painel, o empresário Leonardo Burtet chamou a atenção sobre como ter acesso rapidamente a novas soluções nessa área. Segundo ele, para muitas empresas pode ser mais fácil adquirir uma startup que desenvolveu a tecnologia ou contratar o serviço dela, do que desenvolver internamente durante dois anos. Essa demora pode significar muitas perdas de vendas.

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