Alinhado com seus os propósitos, o evento SouBio Experience, que acontece até este sábado no CentroSul, em Florianópolis, inova ao apresentar feira com 150 marcas de produtos sustentáveis expostas em forma de mandala, com a ‘árvore da vida’ ao centro. A inovação é das organizadoras do evento, as empresárias Karina Dutra e Júlia Sirotsky.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

– O centro da mandala é a ‘árvore da vida’ e a feira está organizada de dentro para fora, em camadas. A primeira camada é a dos alimentos e bebidas. A segunda camada, que é a nossa pele, traz os Cosméticos; e na terceira camada estão os produtos de moda e assessórios – explica Júlia Sirotsky.

Segundo ela, o objetivo é fazer com que as pessoas saiam do evento transformadas para que consigam fazer escolhas mais conscientes todos os dias na área de sustentabilidade. Além das marcas e da disposição, o mobiliário da feira também foi definido sob critérios sustentáveis, com estantes de madeira ou metais reciclados.

– O primeiro dia do evento (quinta-feira) foi intenso, dentro do esperado. É a nossa primeira vez no Centrosul. As marcas estão com grandes expectativas de mostrarem suas iniciativas e realizar vendas. Os lounges estão superativados. A gente lançou o podcast da SouBio, que dá voz para as marcas falarem das suas iniciativas e trocarem informações.  Como o nosso tema é “Vamos aprender juntos” e a proposta do evento é “Ser e sentir”, o podcast foca isso – destaca Karina Dutra.

Continua depois da publicidade

Além da exposição com vendas de produtos de Santa Catarina e de outras regiões do Brasil, o evento conta com uma trilha de palestras voltadas ao empreendedorismo sustentável, qualidade de vida e bem-estar. A abertura ao público é das 11h às 20h.

Vitrine de produtos sustentáveis

Uma das empresas expositoras na feira é a catarinense Lovfit, marca de roupas esportivas, autorias e artesanais. Com sede em Palhoça, ela conta com rede de artesãs colaboradoras na produção, tem lojas físicas e faz vendas virtuais também.

Veja imagens sobre marcas e da feira:

– A nossa linha esportiva é feita com tecidos biodegradáveis, mas com alto impacto esportivo, com foco em durabilidade. Temos também linha de peças de linhos e algodões orgânicos – explica a fundadora e estilista da marca, Amanda Gazola.

Continua depois da publicidade

No setor de alimentos, uma marca sustentável que se diferencia é a Lyovibes, de Taquara,  Rio Grande do Sul, que há cinco anos produz alimentos à base de carnes, lanches, snacks e temperos liofilizados (desidratados). São produtos fáceis de transportar, não requerem refrigeração e basta reidratação com água para consumir.

– Nossa especialidade é a liofilização, que consiste no processo mais nobre de desidratação de alimentos. Ele conserva pelo menos 95% das características nutricionais de alimentos – destaca o sócio da empresa, Samuel Mossmann.

A mostra sustentável inclui também produtos da linha PET. A marca Guta, de Florianópolis, por exemplo, expõe tapetes higiênicos laváveis, que substituem os descartáveis de uso diário.

– Nossos tapetes são laváveis, feitos de tecidos que têm nanotecnologia anti-odor. Uma unidade dessas substitui cerca de 730 tapetes descartáveis. Além de gerar economia e cuidar do meio ambiente, ele tem um apelo estético porque a casa fica sempre organizada – explica a sócia e fundadora da empresa, Alethea Varella.

Continua depois da publicidade

Leia também

Catarinense IXC Soft adquire controle de multinacional argentina de TI

Cidade da Grande Florianópolis terá bairro planejado com condomínios fechados

Banco Central eleva taxa Selic para 10,75% ao ano para conter pressão inflacionária

Agro lidera economia verde em SC e governo estuda venda de crédito de carbono