Superou as expectativas o Inova+Ação: Ideias que transformam, evento da CDL de Florianópolis, Associação Comercial e Industrial (Acif) e Sebrae-SC, junto com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), ABComm e AsBea-SC. Realizado quinta-feira com foco nas transformações do setor, foi uma imersão com mais de 20 palestras marcando a abertura do Floripa Conecta, que terá mais de 50 eventos na Capital este mês, atraindo cerca de 100 mil pessoas e movimentando R$ 100 milhões. Na foto, o presidente da Acif, Rodrigo Rossoni (E), o presidente da CDL, Ernesto Caponi e o coordenador do Inova, Célio Salles.

Continua depois da publicidade

Fora da caixa

O presidente da CDL da Capital, Ernesto Caponi, avalia que o Inova+Ação cumpriu o seu papel de fazer os empresários lojistas a pensar fora da caixa para ter melhores resultados nas suas empresas. Para o presidente da Acif, Rodrigo Rossoni, o ponto forte foi a qualidade do conteúdo. Ele adiantou que o Floripa Conecta, que abriu com o Inova, a cada dia ganha mais adesões, devendo superar 60 eventos até o fim do mês. Idealizador do Inova+Ação há três anos, o ex-presidente da CDL, Lidomar Bison, disse que o Inova+Ação surpreendeu pela ampla diversidade de conteúdo.

Alta de ICMS na pauta

Esta será mais uma semana decisiva para negociações visando redução da alta de ICMS no Estado em função do corte de incentivos. Enquanto entidades organizadas são mais ouvidas pelo governo e parlamentares, os consumidores, sem uma representação forte, já enfrentam alta de preços. O presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo, deputado Moacir Sopelsa (MDB) articula audiência pública para terça com o secretário da Fazenda Paulo Eli. Alerta que a alta de 17% aos agroquímicos é equivocada. Muitos vão comprar nos Estados vizinhos, que têm alíquota entre 3,8% e 4%. Além da agricultura, a alta dos itens químicos afeta a pecuária, indústrias da madeira, couros, têxtil e outras.

Tempo para negociar

O presidente do Comitê de Competitividade de SC, Marcelo Alessandro Petrelli, afirma que como os decretos sobre corte de incentivos do final do ano passado entraram em vigor em agosto, muitos produtos já estão com alíquotas de ICMS maiores. Para dar tempo a negociações há a proposta do deputado Milton Hobus (PSD) de aprovar uma emenda quarta-feira junto ao projeto 236 para uma postergação retroativa do aumento até o fim do mês. Mas como os projetos aprovados até agora não atenderam a todos, há dúvidas sobre o que virá, alerta Petrelli.

Mix do aeroporto

A Floripa Airport definiu um variado mix de lojas para o novo aeroporto e o Boulevard 14/32 para agradar a todos. As lojas de marcas locais serão Ah! Cucaria, Astro, Bread Pide, Bulebar Cafeteria, Café Cultura, Cervejaria Unika, Customix, Desarranjo Ilhéu, Escovarte, Ilha da Magia, Imperatriz Gourmet, Kantal, Kiki Poke, Noma Suchi, Olivo Pizza e Riviera Café. As nacionais: Barbearia Vip, Biosfera, Casa do Pão de Queijo, Cotação Câmbio, Mania de Churrasco, Mormaii, Nescafé, Panvel Farmácia, Protect Bag e Supermarcas. No grupo das marcas internacionais estão Burger King, Dufry Duty Free, Dufry Shopping, Global Lounge, Hudson, Pizza Hut, Starbucks e Subway.  

Continua depois da publicidade

Transporte

O setor de transporte do país segue penalizado pela crise econômica e, agora, pela cabotagem. Pesquisa da NTC& Logística divulgada em evento nacional, em São Luiz, apurou que 61,7% das empresas tiveram queda de receita no primeiro semestre do ano, 21% tiveram resultado estável e 17,3% cresceram. O presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli, disse que os dados são preocupantes e a cabotagem pode afetar mais as transportadoras de SC.