A realização do seminário internacional sobre o Tratado de Livre Comércio entre Países do Mercosul e da União Europeia, que abre na noite desta quarta-feira, a partir das 18h, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), consiste numa pressão política para apressar negociações para finalização do acordo. Para o deputado Ivan Natz (PL), um dos organizadores do evento, é possível concluir em breve esse acordo, mas o assunto precisa estar em evidência.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
– Estamos há 20 anos aguardando alguém tirar esse negócio da gaveta. A Assembleia legislativa e o comércio catarinense têm interesse que isso aconteça em função do volume de negócios que pode abrir, ainda mais que Santa Catarina tem vocação de exportar proteína. Então, a Assembleia quer ser protagonista nesse debate – destaca Ivan Natz, também presidente da União Interamericana de Parlamentares (Unipa).
Conforme o parlamentar, a Alesc está trabalhando esse tema também na esfera nacional. Semana passada, ele esteve na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, em Brasília, e cobrou exposição da carta sobre essas negociações que o Brasil recebeu da União Europeia e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou de “mal-criada”. Natz destaca que o senador Esperidião Amin (Progresistas) e o presidente da comissão, Renan Calheiros (MDB-AL), estão dando atenção a esse acordo Mercosul e União Europeia.
– A ideia principal é justamente fazer com que Santa Catarina tenha um protagonismo nesse debate principalmente pela força do nosso Estado nas exportações do agronegócio. Além das exportações, temos cinco portos importantes para o país. Então, a ideia principal é que a gente possa tratar desse acordo que está sendo negociado há mais de 20 anos e, que infelizmente, até o momento, não foi aprovado – destaca o deputado Fernado Krelling (MDB), que é presidente da Comissão de Relacionamento Institucional, Comunicação, Relações Internacionais e do Mercosul na Alesc e também um dos organizadores do seminário.
Continua depois da publicidade
Na avaliação de Krelling, esse acordo com a União Europeia também pode colaborar para que mais decisões sejam tomadas visando melhorar a integração dos países do Mercosul. Segundo ele, muita coisa ainda precisa ser feita. Uma delas é na área de tecnologia. É preciso fazer a integração digital de documentos porque alguns países só aceitam documentos de papel para identificação de pessoas, como é o caso da carteira de identidade.
– Hoje, a União Europeia olha para o Mercosul de cima para baixo. A gente tem que conseguir elevar a régua do Mercosul para conseguir ser observado de igual para igual pela Europa, apesar de eles serem uma economia maior – observa Krelling.
Evento vai até esta quinta-feira
A abertura do seminário terá palestras do conselheiro da delegação da União Europeia no Brasil, Damian Lluna Taberner e da presidente da Câmara de Comércio Exterior da Federação das Indústrias de SC, Maria Teresa Bustamente. O evento segue nesta quinta-feira com diversas palestras e painéis. Também fará palestra a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, a catarinense Tatiana Lacerda Prazeres.
O seminário será no auditório Antonieta de Barros da Alesc. As inscrições devem ser feitas no site da Escola do Legislativo: escola.alesc.sc.gov.br ou também na hora do evento.
Continua depois da publicidade
Leia também
Alesc realiza seminário gratuito sobre acordo Mercosul e União Europeia
Estudo revela impacto econômico da gigante mundial de carnes JBS em SC
Apesar de a Tupy ser indústria de ‘ferro’, nomeações do BNDES agitaram as redes
“Nossa linha de produção nos EUA tem quase um quilômetro”, diz CEO da Portobello Grupo
Startup Summit tem público de 38 mil pessoas, com avanço maior no presencial
“Donos de grandes capitais podem criar fundo de venture aqui”, diz empresário do Vale do Silício
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC