A Covid-19 gerou muito medo nas pessoas, mas não foi obstáculo para empreendedores abrirem negócios. Estudo de dados feito pela empresa de tecnologia Neoway apurou que das 105 mil empresas ativas de Florianópolis, 40% foram abertas depois do início da pandemia. A análise mostrou também que nesse mesmo período, apenas 5 mil firmas fecharam as portas.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Segundo o levantamento, predominam no município empresas de comércio, gastronomia (lanchonetes e restaurantes) e salões de beleza. O regime do MEI, Microempreendedor Individual, lidera com 43% de todas as empresas ativas hoje no município. Embora não sejam a maioria, as empresas de tecnologia estão entre as que mais destacam Florianópolis atualmente.

Florianópolis 349 anos: ecossistemas que diferenciam a capital de SC

De acordo com o vice-presidente de Engenharia da Neoway, Rafael Lessa, a companhia tem orgulho de ter nascido na capital de SC. Ele destaca que a tecnologia de Big Data analytics e inteligência artificial desenvolvida pela empresa na cidade ajuda empresas do mundo todo a melhorar resultados. Isso acontece com busca de novas oportunidades de negócios ou com redução de riscos.

Continua depois da publicidade

Em atividade desde 2002, a Neoway, com seus sistemas, atende hoje 20 grandes setores empresariais, entre os quais o financeiro, de transportes, automotivo, de construção civil, consumo, saúde e tecnologia. Com atuação no Brasil e exterior, a empresa foi adquirida no ano passado pela B3, a bolsa de valores do Brasil.

Especial Floripa 349 anos