O Brasil ficou em terceiro lugar mundial na WorldSkills, a maior competição de educação profissional do Planeta, encerrada ontem em Kazan, na Rússia. O bronze foi conquistado com duas medalhas de ouro, cinco de prata, seis de bronze e 28 certificados de excelência. O primeiro lugar do torneio ficou com a China e o segundo, com a Rússia. A equipe do Senai/SC teve brilho próprio. Os estudantes da instituição em Florianópolis Raissa Marcon Constante (E) e Jean Carlos Nicoletti Novak (D) conquistaram medalha de bronze em Segurança Cibernética. Outros cinco estudantes do Estado conquistaram certificados de excelência internacional.

Continua depois da publicidade

Estar entre os melhores do mundo nessa acirrada competição é uma grande conquista para todos. No caso da medalha de bronze é um orgulho triplo: pela conquista internacional, por ser uma atividade desenvolvida no polo de tecnologia da Capital e também por ser uma nova carreira de crescente interesse global. Afinal, segurança no mundo digital é uma das maiores prioridades de economias desenvolvidas, especialmente nos Estados Unidos e Europa.

Os estudantes de SC que obtiveram certificados de excelência são Gabriel Ribeiro (Blumenau, 4º colocado em Soluções de Software para Negócios), Allan Scholze (São Bento do Sul, 7º em Fresagem CNC), Eduardo Hermann (Blumenau, 7º em Gestão de Sistemas de Redes TI), Gabriel Hoffmann (Palhoça, 8º em Manutenção de Aeronaves) e, Isadora Berti Guedes Pereira do Senac-SC (Tubarão, 9ª em Estética e Bem-Estar).