Este será um ano memorável para o estudante João Pedro Bandeira Lemos, de 17 anos, manezinho de Florianópolis, mas que atualmente reside em Recife, Pernambuco. Ele vai realizar o sonho e participar da maior e mais conceituada competição científica do mundo, a tradicional Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, na sigla em inglês), que será de 11 a 22 de julho, na cidade de Bath, no Reino Unido.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
João Pedro integra o time Brasil, que tem mais cinco estudantes. Eles embarcaram nesta quinta-feira para Pequim, na China, onde passarão por um treinamento de 21 dias antes das provas competitivas em julho, na Inglaterra.
Esse treinamento é oferecido para estudantes do Brasil e mais 30 países convidados pelo Instituto de Ciências Matemáticas de Pequim. Esse treinamento na China dará mais experiência aos jovens. É para estarem preparados para resolver seis problemas matemáticos em dois dias de provas, com quatro horas e meia de duração por dia.
Nascido em Florianópolis, filho dos jornalistas Ana Paula Bandeira e Fabian Lemos, João Pedro reside em Recife com a mãe, onde cursa o 3º ano do Ensino Médio no Colégio GGE. Ele sempre gostou de matemática, estuda muitas horas por dia e, nos últimos anos, tem participado de diversas competições dessa disciplina, incluindo a Olimpíada Brasileira de Matemática.
Continua depois da publicidade

A seleção para participar da disputa internacional foi a partir da olimpíada brasileira. Os seis brasileiros que participarão da IMO foram premiados na OBM e tiveram excelente desempenho em outros três testes.
João Pedro ficou em 10º lugar na OBM e conquistou uma medalha de prata. Para subir quatro posições, ele teve que ir muito bem nas últimas três provas.
– Eu sabia que seria muito difícil, mas quando vi minha pontuação no resultado parcial dos dois primeiros testes, voltei a sonhar – disse o estudante que foi bem também no terceiro teste e conseguiu a vaga.
Os demais integrantes do time Brasil são três estudantes do Ceará, o Mateus Alencar, o Pedro Ursino e o Levi Castello Branco; e também dois de São Paulo, o Felipe Silva e o Marco Aurélio D’Emídio.
Continua depois da publicidade
Nessa trajetória de competições de matemática, João Pedro soma duas conquistas internacionais. Em 2022, ele representou o Brasil na Olimpíada de Matemática do Cone Sul. Conquistou uma medalha de prata e o Brasil foi campeão entre os oito países da América do Sul. Também em 2022, ele conquistou prata na Olimpíada Iraniana de Geometria (IGO – sigla em inglês).
O Brasil participa dessa olimpíada internacional desde 1979. Desde aquele ano, já conquistou 14 medalhas de ouro, 55 de prata e 89 de bronze, mais 35 menções honrosas. A torcida do país é que os brasileiros vençam e o manezinho João Pedro traga a sua medalha de ouro da IMO de 2024.
Leia também
Alckmin confirma visita a evento de ferramentaria em Joinville
PIB de SC cresce 2,6% até março, estima equipe econômica do governo
Arrecadação de SC cresce 12,6% em maio com recuperação de ICMS atrasado
Empresas catarinenses afetadas pela tragédia no RS têm prorrogação de ICMS em SC
Projeto “Dash um banho Floripa” vence o prêmio nacional Sebrae Prefeitura Empreendedora