Defensor do turismo de Santa Catarina com argumentos, união de forças e poesias, o empresário Estanislau Emílio Bresolin, 73 anos, faleceu nesta sexta-feira deixando uma lacuna no setor. Era nas baías de Florianópolis que ele navegava muitas vezes sozinho em seu barco ouvindo músicas preferidas e retornava com uma ou mais poesias para escrever.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Após ingressar no setor turístico como hoteleiro, Bresolin foi fundador e presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes e Similares de Florianópolis e também da federação estadual desse setor (Fhoresc). Ele conquistou o respeito e admiração dos seus pares, do setor público e da imprensa por apresentar argumentos econômicos e sociais.
Para mostrar a força da hotelaria, conseguiu criar uma estatística sobre a ocupação mensal do setor e nas datas festivas em Florianópolis, tendo os números e comparativos sempre à mão. Eu e meus colegas jornalistas somos muito gratos a ele por isso e reconhecemos que fará muita falta para nos informar com a rapidez que a gente precisa. Na última estatística, de 03 de janeiro, ele divulgou que a ocupação média da hotelaria na Grande Florianópolis, no Réveillon, ficou em 91%.
Diante da série de problemas causados pela pandemia ao setor, Bresolin era um dos que sugeriam às autoridades sanitárias maior ocupação dos quartos de hotéis, embora com restrições nas áreas comuns. Argumentava que nesses ambientes internos a segurança era como num prédio de apartamentos, cada um no seu espaço.
Continua depois da publicidade
– O Bresolin era um cara sério, honesto, competente, que lutou a vida toda pelo desenvolvimento do turismo na Grande Florianópolis. Conheço ele há cerca de 50 anos. Acompanhei a trajetória dele, sempre foi ligado, sempre gostou – afirmou o empresário João Eduardo Amaral Moritz, hoteleiro e ex-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SC).
Amigo de Bresolin, o empresário Leandro Mané Ferrari, presidente da Associação Náutica Brasileira (Acatmar) e ex-presidente da Santur, disse que se conheceram quando ele passou a usar a marina de sua propriedade, em Florianópolis. Daí, passaram a falar muito sobre a importância da economia do mar, do setor náutico e de quanto ele pode agregar outras cadeias da economia. Isso tornou Bresolin um defensor do setor.
– Não pude ir ao velório, mas fiz minha homenagem a ele hoje indo para o mar. Naveguei onde ele gostava de navegar – disse Mané Ferrari.

Entre as entidades que emitiram nota de pesar pelo falecimento do empresário estão o sindicato e a federação de hotéis que ele presidia, a Associação Empresarial de Florianópolis (Acif) e o Fórum de Turismo (Fortur).
Continua depois da publicidade
– Cidadão honorário de Florianópolis (natural de Tangará – SC), teve sua vida diretamente ligada ao turismo – um dos primeiros proprietários de hotéis de praia na cidade, além de outros estabelecimentos do setor. Sua biografia é inteiramente ligada à atividade turística, principalmente na região da Grande Florianópolis – afirmaram, em nota, o sindicato e a federação.
– Se hoje Santa Catarina é uma referência internacional, muito se deve ao seu empenho e ferrenha luta junto ao poder público e suas intermináveis e bem-sucedidas ações para a união e divulgação do segmento. A Associação Empresarial de Florianópolis lamenta esta importante perda de um parceiro incondicional e se solidariza aos familiares, amigos e colegas neste momento tão difícil – escreveu a Acif.
A Associação Brasileira de Bares, Restaurantes e Similares (Abrasel-SC) afirmou em nota que Brasolin teve a trajetória marcada pelo empreendedorismo, pioneirismo e defesa do turismo catarinense.
– Sua contribuição na construção da excelência do setor em Santa Catarina é inestimável. Crítico, combativo e aglutinador, deixará saudades. Porém, seu legado ficará para sempre – tanto àqueles que o conheceram quanto aos que hoje têm em nosso Estado um dos destinos turísticos mais concorridos do país – afirmou a Abrasel.
Continua depois da publicidade
O Fórum de Turismo de Florianópolis afirmou que se hoje Florianópolis é uma referência mundial em turismo, muito se deve à atuação de Estanislau Bresolin – pioneiro e um dos grandes protagonistas do setor. A Federação das CDLs de Santa Catarina também emitiu uma nota sobre a passagem do empresário, na qual afirma que o Estado perde uma grande liderança, que sempre se dedicou ao desenvolvimento dos setores que representava, com muita determinação e incansável trabalho.
Bresolin ingressou no setor hoteleiro em Florianópolis, com um hotel no Centro, ao lado do Clube Doze de Agosto. Graduado em Direito, mais tarde, ele avançou na área sindical, se tornando um defensor de todas as causas que envolvem a hotelaria. Ele também sempre foi aberto ao turismo internacional. Argumentava que a rede de Florianópolis só ficava 100% ocupada no verão quando vinham os argentinos.
Alegre e cheio de planos, ele teve que enfrentar a Covid-19 no começo deste mês, mesmo tendo tomado as três doses da vacina. Segundo a filha Flávia Bresolin, ele tinha um transplante de rim, por isso tomava remédios que baixavam a imunidade. Já estava curado da Covid, mas acabou tendo complicações que, para ele, por ser imunossuprimido, foram fortes demais, explicou ela para a coluna.
No adeus ao empresário, que foi velado e sepultado no Cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis, às 12h deste sábado, um dos momentos mais emocionantes foi a apresentação da música preferida dele: Suspicious Minds, de Elvis Presley. A pedido da família, a homenagem foi feita pelos músicos André Seben e Sérgio Negrão, do quarteto Banho de Lua.
Continua depois da publicidade
Entidades lamentam o falecimento de Bresolin:
Sindicato e federação de hotéis
É com profundo pesar que a Federação catarinense e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, e Similares de Florianópolis (respectivamente, Fhoresc e SHRBS) anunciam o falecimento de Estanislau Emílio Bresolin, aos 73 anos, presidente de ambas as entidades e considerado um dos pioneiros da hotelaria do Estado. Sua aguerrida equipe médica anunciou sua morte no fim da tarde desta sexta-feira (21), Hospital de Caridade, onde estava internado devido a complicações decorrentes da Covid 19.
Cidadão honorário de Florianópolis (natural de Tangará – SC), teve sua vida diretamente ligada ao turismo – um dos primeiros proprietários de hotéis de praia na cidade, além de outros estabelecimentos do setor. Sua biografia é inteiramente ligada à atividade turística, principalmente na região da Grande Florianópolis.
Atualizado, combativo e atuante, também representou outras instituições que zelam pelo desenvolvimento do setor em várias frentes, como vice-presidente da Associação Brasileira de Hospedagem e Turismo (Abresi), e 1º vice-presidente da Confederação Nacional do Turismo (CNTur), além de conselheiro titular do Conselho Nacional de Turismo, órgão do Ministério do Turismo.
Bresolin deixa três filhas – Camila, Emiliana e Flávia – um exemplo de luta pelo desenvolvimento catarinense e um legado imensurável ao associativismo.
Acif
O turismo de Floripa e de Santa Catarina perdeu um de seus principais protagonistas. Estanislau Bresolin, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Similares da Grande Florianópolis (SHRBS) e da Federação catarinense do setor (Fhoresc) faleceu na tarde desta sexta-feira (21). Levou com ele este reconhecimento, mas deixou um legado inestimável ao setor. Se hoje Santa Catarina é uma referência internacional, muito se deve ao seu empenho e ferrenha luta junto ao poder público e suas intermináveis e bem-sucedidas ações para a união e divulgação do segmento. A Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) lamenta esta importante perda de um parceiro incondicional e se solidariza aos familiares, amigos e colegas neste momento tão difícil.
Florianópolis, 21 de janeiro 2022
Abrasel
Boa parte de sua vida foi marcada pelo empreendedorismo, pioneirismo, divulgação e defesa do turismo catarinense. Estanislau Bresolin, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Similares da Grande Florianópolis (SHRBS) e da Federação catarinense do setor (Fhoresc), nos deixou na tarde desta sexta-feira (21). Sua contribuição na construção da excelência do setor em Santa Catarina é inestimável. Crítico, combativo e aglutinador, deixará saudades. Porém, seu legado ficará para sempre – tanto àqueles que o conheceram quanto aos que hoje têm em nosso estado um dos destinos turísticos mais concorridos do país.
Continua depois da publicidade
A Abrasel está ao lado dos familiares, parceiros, amigos e colegas do trade neste momento difícil.
Florianópolis, 21 de janeiro, 2022
Raphael Dabdab, Presidente
Fortur
Se hoje Florianópolis é uma referência mundial em turismo, muito se deve à atuação de Estanislau Bresolin – pioneiro e um dos grandes protagonistas do setor. Seu falecimento, nesta sexta-feira (21), consternou todo o segmento, no qual também tinha projeção nacional, com cargos em entidades representativas no país. Liderava ao Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Grande Florianópolis (SHRBS), assim como a Federação empresarial do setor (Fhoresc).
O Fórum de Turismo de Florianópolis agradece e enaltece todo o seu empenho, cuja contribuição foi crucial à criação desta organização. Em nome do Fórum e de todos os seus membros, desejo conforto aos familiares, amigos e parceiros neste momento de dor, com a certeza de que seu legado será eterno.
Florianópolis, 21 de janeiro, 2022
Fábio Queiroz, Coordenador
FCDL
A Federação das Câmaras de Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) manifesta seu pesar pelo falecimento, em 21/01/22, do empresário Estanislau Emílio Bresolin, presidente da Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Santa Catarina.
O Estado perde uma grande liderança, que sempre se dedicou ao desenvolvimento dos setores que representava, com muita determinação e incansável trabalho.
A FCDL/SC, em nome de todo o movimento lojista catarinense, deixa seus votos de pesar à família, amigos e colaboradores.