Ao assumir mais um mandato de um ano à frente da Associação Empresarial de Joinville (Acij) o empresário João Martinelli falou de avanços da economia local como a geração de empregos, mas aproveitou para cobrar mais investimentos do Estado no município, especialmente ao sistema viário. O desafio da infraestrutura também foi destacado por outras autoridades no evento, entre as quais a vice-governadora Daniela Reinehr e o prefeito Udo Döhler. Confira entrevista de Martinelli a seguir. 

Continua depois da publicidade

O que vai piriorizar no seu segundo mandato à frente da Acij?

Tem duas coisas que precisamos olhar com carinho. A primeira é continuar insistindo nos pleitos de Joinville junto ao governo do Estado. Conseguimos agora a duplicação das avenidas Hans Dieter e Meister (ligação ao Distrito Industrial), mas não temos um acesso decente na BR-101, o que é uma vergonha para a cidade. Precisamos abrir a rua Almirante Jaceguay e duplicar a Ottokar Doerffel. O município não tem dinheiro para isso. A questão do Hospital São José também é um problema (participação do Estado nas despesas). A segunda coisa é a sucessão municipal. Vamos discutir com os partidos, buscar atender o lado da sociedade, da comunidade.

Quais são as expectativas para a economia de Joinville este ano?

Estávamos indo bem, mas em maio, nos empregos, mais demitimos do que contratamos. Isso nos preocupou. É um sinal de que o empresário começou a perder a paciência com a espera da reforma da Previdência. Essa demora é um mal para o país. Mas Joinville, este ano, já conseguiu mais 6 mil novos empregos. Esperamos chegar a 10 mil novas vagas até o fim do ano. Daí voltaremos ao índice de antes da crise. Até o fim do ano vamos recuperar os empregos que perdemos na recessão. Vamos levar três anos para recuperar. Imagina quanto tempo nós perdemos.

Continua depois da publicidade

As empresas estão investindo ou esperando a Previdência?

Estão investindo, estão indo muito bem. É surpreendente como estão indo bem. Os balanços estão ótimos.

Leia também: Presidente e diretores da ACIJ são reeleitos em Joinville