Exposição de moda primavera e verão, a Fenin Fashion Balneário Camboriú tem maior número de marcas gaúchas em função da tragédia das chuvas e registrou mais movimento de lojistas para compras. Vieram nove marcas para o evento com apoio do governo gaúcho e do Sindicato da Indústria do Vestuário do Rio Grande do Sul (Sivergs). A mostra abriu terça-feira e se encerra na noite desta quinta-feira. Estão na mostra as marcas gaúchas Declari, Ana Rosa, Nina Morena, Miss Blue, Rocka, Beth Fraga, Le Sun Beachwear, Peregrino e Joana Carmela.

Continua depois da publicidade

A empresária Gláucia Maria Fontana Zandoná, dona das marcas Peregrino e Joana Carmela, do município de Sarandi, disse na Fenin que a empresa está sendo afetada indiretamente pela enchente. Isso porque os lojistas do RS, que são seus clientes, enfrentam impactos nos seus negócios e, também estão com menos vendas porque a clientela deles teve perdas.

– Mas estamos com mais movimento no estande nesta edição. O pessoal vem principalmente de Curitiba e Mato Grosso. Estão bem compadecidos com o Rio Grande do Sul, por isso estão comprando, comprando – disse a empresária.

Confecção de Cachoeirinha, da Grande Porto Alegre, a Declari é uma empresa que foi afetada diretamente pela enchente, com água na altura de um metro e 30 centímetros no ambiente interno. A sócia Darlene Lopes Alves disse que, graças ao esforço da equipe da empresa e voluntários, foi possível subir as confecções, tecidos e máquinas para os sótãos.

– Tivemos um prejuízo de aproximadamente R$ 500 mil. Se não tivéssemos subido tudo para os sótãos, teríamos perdas de milhões de reais – contou ela no estande da marca da Fenin, em Balneário Camboriú.

Continua depois da publicidade

A empresária também disse que os clientes lojistas na feira estão mais atenciosos com a Declari em função da tragédia e estão comprando mais. São cerca de 60% de Santa Catarina, 20% do Paraná, e os outros 20% de São Paulo e Rio Grande do Sul. Segundo ela, a cada participação da Fenin em SC, a empresa ganha mais clientes.

De Santa Maria, a marca Rocka, que atua com moda do número 38 ao 60, incluindo plus size, também participa do espaço gaúcho na Fenin Fashion Primavera e Verão 2024 e 2025. A empresa é uma das que são afetadas indiretamente pelo impacto da enchente na economia.

– As pessoas estão muito sensibilizadas com o que aconteceu no Rio Grande do Sul. Perguntam muito – observa a empresária Fátima Pozzebon.

Os primeiros clientes na Fenin foram os que já atuavam com a marca. A linha plus size é a que tem maior procura e vem crescendo numa média de 10% ao ano, em volume. A Rocka está no mercado há 37 anos e há 20 anos ingressou também no segmento de tamanhos maiores.

Continua depois da publicidade