Um dos novos nomes que assumiram cargo no primeiro escalão do governo catarinense na quarta-feira (2) é Lucas Esmeraldino (D), o empresário e odontólogo de Tubarão que comanda agora a supersecretaria de Desenvolvomento Econômico Sustentável e Turismo (SDS). Após assumir em posse coletiva quarta-feira, o novo secretário disse que vai trabalhar para ampliar os investimentos e fomentar o desenvolvimento econômico e turístico do Estado.
Continua depois da publicidade
A pasta, que era, responsável pelas políticas nas áreas de inovação e tecnologia, empreendedorismo, meio ambiente, incluiu também o turismo.
Estão no guarda-chuva da SDS programas como o SC Mais Energia, SC Bem Mais Simples, Juro Zero, gestão de Recursos Hídricos e Sólidos e a implantação dos centros de inovação.
Entre os desafios de elevado interesse do setor privado estão a desburocratização para abrir empresas, o licenciamento ambiental para projetos de investimentos que somam cerca de R$ 70 bilhões e o desenvolvimento do turismo, que responde por 13% do PIB estadual.
A propósito, o foco do novo governo em infraestrutura vai ajudar a impulsionar o desenvolvimento econômico em todas as áreas, com destaque para o turismo porque muita gente não viaja por SC com medo de acidentes.
Continua depois da publicidade
Alimentos funcionais gelados
Os brasileiros ainda associam consumo de sorvetes com o verão, mas o alimento avança também no segmento de produtos funcionais. Quem segue essa estratégia dupla é a Ypy, indústria de sorvetes na Ilha de Santa Catarina. Para esta temporada, a empresa prevê alta de 35% nas vendas frente ao verão anterior. Mas para vender o ano todo, segue na linha funcional. Ano passado, em parceria com a UFSC, criou dois sorvetes para pacientes com câncer. Para este ano, o empresário e diretor de desenvolvimento da Ypy, Marcelo Kuerten Baracuhy (foto), lança linha teen, voltada para a rede escolar. Os produtos são isentos de corantes artificiais, sem glúten, sem gordura trans, com açúcar orgânico e calorias reduzidas.
No governo digital
Após liderar os trabalhos de transição para o governo de Carlos Moisés da Silva, o professor do departamento de Ciências Contábeis da UFSC, Luiz Felipe Ferreira, assumiu quarta-feira a Controladoria Geral do Estado. Junto com outros executivos do governo, terá o desafio de definir estratégias e fazer controles do governo que, segundo Moisés, será totalmente digital.
O objetivo é ter todos os dados disponíveis para saber o que acontece em cada pasta ou instituição e, assim, tomar as decisões necessárias para melhor atender a população. O plano é oferecer ao máximo, serviços digitais e também fazer controles.
Uma atenção especial será na área da saúde, adiantou o governador. Ferreira é graduado em Ciências Contábeis pela Univali, mestre e doutor em contabilidade pela UFSC e, atualmente, é professor do Departamento de Ciências Contábeis e da pós-graduação do curso na instituição.
Continua depois da publicidade
Correção
O governo de Eduardo Moreira fechou o ano passado com investimentos de R$ 15,3 milhões no projeto de centros de inovação e não o número que saiu aqui na coluna na edição conjunta de segunda e terça-feira. A obra principal foi o centro de Jaraguá do Sul, inaugurado em 2018.