Com uma mente brilhante e muitas experiências para compartilhar, o engenheiro-agrônomo catarinense Glauco Olinger vai lançar livro nesta terça-feira (14) em Florianópolis, em parceria com a Epagri. Aos 101 anos e aniversariante de setembro, ele foi apontado por busca com inteligência artificial como o escritor vivo mais longevo do Brasil e um dos quatro mais longevos do mundo.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
No novo livro “De tudo um pouco, sem retórica”, Glauco Olinger conta algumas fases da carreira. Uma é a que liderou a instalação de uma colônia agrícola no Oeste do Paraná, a pedido do então presidente da República, Getúlio Vargas. Ou a recepção que fez ao embaixador do Japão em Florianópolis quando era chefe da Acaresc. No final da obra, ele publica alguns contos e poesias.

Na sua longa trajetória, Glauco Olinger exerceu diversos cargos de liderança. Foi secretário de Estado da Agricultura, professor e pró-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), quando fundou o Centro de Ciências Agrárias da instituição, no bairro Itacorubi de Florianópolis.
Também foi presidente da Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater, que foi extinta) e fundador do Serviço de Extensão Rural de SC (Acaresc), empresa que, mais tarde, passou por fusão com outra e resultou na Epagri, a empresa de pesquisa e extensão rural de SC.
Continua depois da publicidade
Glauco Olinger já tem cerca de duas dezenas de livros publicados. O lançamento desta terça será às 18h, no Clube Veleiros da Ilha, em Florianópolis.
Leia também
Epagri lança plano de demissões incentivadas que prevê economia milionária
Multinacional de SC faz doações ao RS e prevê nova etapa de apoio
Mais empresas de SC fazem campanhas de ajuda ao Rio Grande do Sul
Entenda como Chapecó articulou doações que lotaram mais de 40 caminhões de ajuda ao RS
Programa de satélites Constelação Catarina pode prever eventos climáticos no país
Bairro bilionário no litoral de SC começa a receber moradores