O governo federal homenageou em setembro 21 escolas de ensino fundamental do país que alcançaram nota 10 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) para a quinta série. Dessas, 15 eram do Ceará e uma delas é a Escola Antenor Naspolini, de Sobral. Ao tirar nota máxima 30 anos depois, estudantes fazem a melhor homenagem ao professor catarinense que implantou as bases para esse salto na educação no estado.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Há poucos dias, o professor João Vianney, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) visitou o município de Sobral, com uma comitiva de professores, para conhecer o modelo de ensino. Ele aproveitou para fazer uma homenagem ao amigo Antenor Naspolini, abrindo uma faixa diante da escola que leva o nome dele.

O professor Antenor Naspolini, que reside em Fortaleza e atua com projetos na area de educação, participou das comemorações dos 60 anos da Esag em outubro (Foto: Marcos Heise, Divulgação)

Na faixa, destaca a nota do município de Sobral no Ideb, que foi 9,6, a maior do Brasil. Entre as escolas avaliadas, a que leva o nome do catarinense tirou 10.

Continua depois da publicidade

Quem é o catarinense que colocou a educação do Ceará no topo do Ideb

Antenor Naspolini, professor e sociólogo de Criciúma, foi quem implantou novo modelo de gestão na educação do Ceará entre 1995 a 2000. Na época, ele era secretário estadual de educação no governo de Tasso Jereissati (PSDB). Como os novos governos mantiveram o programa educacional e aprimoraram, o Ceará segue com uma das melhores notas no Ideb, pesquisa que avalia o aprendizado de estudantes dos ensinos fundamental e médio.

Antes de ser convidado para ser gestor de saúde e educação no Ceará, Antenor Naspolini foi professor da UFSC e da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc). Foi ele quem liderou a mudança da gestão da Esag, na Udesc, que colocou o curso de administração da instituição entre os melhores do Brasil.

Leia também

Santa Catarina tem recorde na abertura de novas empresas, com 11,4% mais até novembro

Indústria de SC cresce 6,8% até setembro e desafio é falta de trabalhadores, diz Fiesc

Tecnologia inovadora para tratar suor excessivo chega a Santa Catarina

Empreendimento bilionário de luxo no litoral de SC terá um Hotel Emiliano

Carne de búfalo começa a ser vendida com identificação e será tema de festa em SC