Entidades empresariais de Santa Catarina estão mais ativas na busca de negócios internacionais por meio de contatos com embaixadas e consulados. Na quinta-feira, o embaixador da Indonésia no país, Edi Yusup, esteve na Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc) onde encontrou líderes de diversas entidades. E o cônsul dos Estados Unidos para SC e RS, Shane Christensen, visitou entidades e instituições de Chapecó esta semana.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Na Facisc, o embaixador da Indonésia disse que Santa Catarina é o parceiro mais estratégico do seu país no Brasil tanto pelo aumento das compras de carnes do Estado quanto no turismo, porque a maioria dos brasileiros que visitam seu país é de SC. A corrente de comércio entre o Estado e a Indonésia cresceu 80% no primeiro semestre deste ano, com destaque para exportação de carne de aves.
Participaram da reunião com o embaixador o diretor de Relações Internacionais da Facisc, Sérgio Matte, o conselheiro da entidade, Alaor Tissot, e o vice-presidente regional Odílio Guarezi, entre outras lideranças. A Federação das Indústrias foi representada pela presidente da Câmara de Comércio Exterior, Maria Teresa Bustamante.
Em Chapecó, entidades empresariais e instituições receberam durante esta semana o cônsul geral dos EUA para SC e RS, Shane Christensen, acompanhado do Secretário de Assuntos Internacionais do governo de SC, Fernando Raupp.
Continua depois da publicidade
Christensen esteve na Associação Empresarial de Chapecó (Acic), onde recebeu do presidente da entidade, Leonir Broch uma comunicação escrita destacando o interesse de empresas da região em ampliar negócios com os EUA.
O cônsul americano visitou também o Pollen Parque Científico e Tecnológico, a prefeitura do município, a Aurora Alimentos e outras empresas e instituições. Os EUA estão interessados em ampliar negócios com SC nas áreas de tecnologia e ESG, entre outras.