Com investimentos de R$ 22 bilhões em geração de energia limpa desde 2016, a Engie Brasil Energia, multinacional que tem sede no país em Florianópolis, conquistou este ano, pela terceira vez consecutiva, o principal prêmio nacional em ESG. Ficou em primeiro lugar na categoria Energia, no ranking Melhores do ESG, elaborado pela Exame, que reconhece as empresas que mais contribuíram para o desenvolvimento sustentável do país.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Realizado há mais de 20 anos e aprimorado em 2020 com as normas ESG, o ranking da Exame reconhece empresas nas suas ações de prevenção ao meio ambiente e desenvolvimento social, além do avanço econômico e do lucro. Nas edições de 2022 e de 2023, a Engie também foi vencedora na categoria Energia.
– É uma enorme satisfação para a ENGIE Brasil Energia estar presente e receber mais uma vez o prêmio Melhores do ESG. O reconhecimento demonstra que estamos no caminho certo. Nossa atuação em ESG está profundamente integrada ao nosso propósito de agir para acelerar a transição rumo a uma sociedade neutra em carbono. Trabalhamos, todos os dias, para gerar e compartilhar valor de forma sustentável e estamos certos de que não há outro caminho senão o foco em ESG – ressalta o diretor-presidente da Engie Brasil Energia, Eduardo Sattamini.
A multinacional chamou a atenção no Brasil por ser pioneira no movimento de descarbonização, ou seja, na decisão de não atuar em segmento altamente gerador de emissões poluentes como a geração de energia de origem fóssil, no caso o carvão mineral.
Continua depois da publicidade
No ano de 2023, a companhia vendeu a sua última usina de geração a carvão, a Pampa Sul, no Rio Grande do Sul e se tornou a maior empresa no Brasil em geração totalmente limpa. Conforme Sattamini, o plano é investir R$ 14 bilhões nessa area até 2025, com ênfase na geração eólica e solar, além de sistemas de transmissão.
– Alcançar esse reconhecimento não é tarefa simples; requer planejamento, antecipação e a conquista da confiança de diversos públicos ao longo dos anos. Por isso, quero expressar minha gratidão aos colaboradores da companhia, que são nossos verdadeiros protagonistas. Além de gerar, comercializar e transmitir energia 100% proveniente de fontes renováveis, a Engie promove projetos e ações socioambientais que impactam positivamente as comunidades onde está inserida.
Nossas iniciativas na área de educação, por exemplo, devem beneficiar 30 mil pessoas apenas neste ano. Buscamos engajar cada vez mais pessoas, entre colaboradores, fornecedores e clientes, para juntos construirmos um mundo mais justo e sustentável – afirma a diretora de Pessoas, Processos e Sustentabilidade da Engie, Luciana Nabarrete, que recebeu o prêmio em nome da empresa, em São Paulo.
Leia também
Ajuda aos gaúchos eleva vendas no país em maio, mas RS precisa da reconstrução, alerta Abad
Continua depois da publicidade
Setor atacadista distribuidor cresce 5,7% e aposta em IA para vender mais
Empresa de SC inova com embalagem 100% vegetal para setor de frutas e verduras
“Dá até para reverter doenças”, diz diretora em SC do Colégio de Medicina do Estilo de Vida
Florianópolis é apresentada a jovens do G20 como a “Ilha do Silício brasileira”
Governo de SC incentiva criação de games com recursos via edital