Multinacional com sede em Florianópolis, a Engie Brasil Energia foi a grande vencedora do leilão de transmissão de energia realizado nesta sexta-feira pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na B3, a bolsa de valores brasileira. A companhia arrematou o Lote 1, uma concessão para implantar e operar linha de transmissão de 780 quilômetros. O investimento previsto pela Aneel é de R$ 2,9 bilhões e a empresa venceu com Receita Anual Permitida (RAP) de R$ 252,2 milhões.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O novo linhão que terá duas subestações será instalado em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, passando por 60 municípios. O objetivo é fortalecer o sistema elétrico em SC e no Paraná, o atendimento para as regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba em Minas Gerais e a continuidade de prestação de serviços de 162,6 quilômetros de linhas de transmissão e duas subestações já existentes no Espírito Santo e Minas.
Confome a Engie, o prazo da concessão desse serviço público será de 30 anos e começa a contar a partir da assinatura do contrato, que será em dezembro deste ano (2024). Essa obra requer da vencedora do leilão licenciamento, construção, operação e manutenção.
– Fortalecer nossa posição no setor de transmissão é um dos focos da Engie Brasil Energia. A participação nos certames nos últimos anos e a implantação dos sistemas de transmissão Gralha Azul, no Paraná; Novo Estado, entre Pará e Tocantins; Gavião Real, no Pará, bem como Asa Branca, em implantação nos estados da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo, vem nos trazendo um fundamental aprimoramento técnico e experiência neste setor, tão importante para aumentar a segurança energética no país – destacou Eduardo Sattamini, presidente da Engie Brasil Energia.
Continua depois da publicidade
De acordo com Eduardo Sattamini, a companhia participou desse leilão confiante de que tem condições e experiência para desenvolver e executar esse projeto. A companha tem focado em investimentos sustentáveis.
– Entramos neste leilão com confiança na nossa capacidade de desenvolvermos um projeto competitivo, com alto padrão de qualidade, saúde e segurança e com responsabilidade socioambiental. Nossa vitória no Lote 1, que conta com sinergia com nossas atividades no Paraná, em Santa Catarina e em Minas Gerais, é resultado de meses de preparação, estudos de engenharia para otimização dos projetos e alinhamentos com o mercado, obtenção de propostas firmes de fornecedores e construtoras de primeira linha, mantendo nossos princípios de disciplina financeira, capacidade de execução e requisitos de segurança. É esse compromisso e profissionalismo que nos faz um player relevante não só para os stakeholders diretos da Engie Brasil Energia, mas para todo o setor elétrico no Brasil – afirmou Eduardo Sattamini.
A multinacional já opera no Brasil 2,7 mil quilômetros de linhas de transmissão e seis subestações próprias. Tem em fase de implantação o projeto Asa Branca Transmissora de Energia, com mais de 1.000 quilômetros de extensão de linhas de transmissão entre a Bahia e o Espírito Santo, passando por Minas Gerais.
Leia também
Grupo Pereira, dono do Fort Atacadista, anuncia investimento bilionário até 2027
Por que o camarão e a batata pré-frita podem ficar mais caros no Brasil
Fort Atacadista celebra 25 anos com inauguração de loja em Joinville, cidade onde estreou
Rede Bistek chega aos 45 anos e destaca nova loja modelo em Florianópolis
Com maior ritmo da economia brasileira, PIB de SC acelera e cresce 3,8% em 12 meses
Cidade da Grande Florianópolis terá bairro planejado com condomínios fechados