Florianópolis está em contagem regressiva para o 1º Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia, que abre na manhã de quinta-feira e vai até sábado, no Sesc Cacupé. O objetivo é projetar a cultura gastronômica das quatro cidades brasileiras reconhecidas pela Unesco: Florianópolis, Belo Horizonte, Parati e Belém.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de SC por WhatsApp

Mas o evento está ganhando ainda mais projeção nacional. Delegações de nove estados confirmaram presença, informa o empresário Helio Dagnoni, presidente da Fecomércio-SC, entidade anfitriã do evento. Além de SC, estarão presentes Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pará, Paraná, Roraima, Amapá, Ceará, Pernambuco e Distrito Federal.

O ponto alto do evento serão aulas-show sábado com receitas exóticas. Chefs renomados vão combinar ingredientes tradicionais com outros inovadores de cada região.

A primeira aula será da chef Maria Garcia, de Florianópolis. Ela vai apresentar a receita “Acarajé com caruru de alga Kappaphycus alvarezii”. Outra chef de Florianópolis será Janete Borges, que vai ensinar a “Receita de tainha grelhada com pirão d’água, caldinho de feijão e saladinha de limão cravo”.

Continua depois da publicidade

O chef carioca Dave França, de Parati, fará “Robalo flambado com cachaça, mateira de ervas, purê de banana da terra e jussara provençal”. Edson Puiati, chef de Minas Gerais, vai ensinar a receita “Bombom de Fígado com Jiló”, um prato típico local. A série de aulas-show vai se encerrar com apresentação da receita “Maniçoba com Frutos do Mar”, do chef Wagner Vieira, do Pará.

Florianópolis organiza 1º Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia

A coordenação do evento é da Federação das Empresas e Comércio, Serviços e Turismo (Fecomércio – SC), por meio do Senac-SC. A Unesco, o Sebrae, a prefeitura de Florianópolis e as federações de comércio do Rio de Janeiro, Minas Gerais e do Pará também participam da organização.

Leia também

Cassol revela projeto urbanístico com mais de 1 milhão de metros quadrados em SC

Quem é a chef de cozinha catarinense que faz sucesso nos Estados Unidos

Governo de SC estuda incluir no Prodec benefícios à inovação e capital humano

Pedra Branca lança projeto de luxo com ‘casas suspensas’ e apartamentos