No primeiro semestre, o total de empréstimos para pequenos negócios registrados ou não (estes chamados informais) alcançou o relevante valor de R$ 297,7 milhões na Região Sul, 34% mais que no mesmo período de 2023. Os dados são da Associação das Instituições de Microcrédito e Microfinanças da Região Sul do Brasil (AMCRED-Sul).

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Esse valor de dinheiro foi resultado da soma de 47.202 operações de crédito realizadas por 15 organizações associadas da AMCRED-SUL. A maior parte desses recursos é voltada para investimentos produtivos.

– O brasileiro tem uma veia empreendedora muito forte e vê as instituições que operam microfinanças como parceiras importantes nesse movimento – destaca o presidente da entidade, Ivonei Barbiero.

A eficiência desses investimentos na economia está ligada à metodologia adotada pelas organizações de microcrédito para a realização dos empréstimos. Para atender pessoas que não têm acesso aos bancos tradicionais por não terem a empresa registrada, os agentes financeiros procuram esses empreendedores e prestam consultoria com foco no desenvolvimento de negócios.

Continua depois da publicidade

Esses agentes de crédito também têm forte atuação junto aos microempreendedores individuais (MEIs) para prestar informações sobre gestão empresarial.

Além de dinheiro para ampliar negócios, as agências de microcrédito também emprestam para outros projetos como reforma de casas, construção de usinas solares, compras de caixas d’água, construção de fossas sépticas e outros projetos.  Os empréstimos para esses segmentos chegaram a R$ 51,6 milhões no primeiro semestre deste ano, 19,1% mais do que no mesmo período de 2023.

Encontro das Oscips de microcrédito

No dia 17 de outubro, Florianópolis vai sediar o 9º Encontro do Programa de Microfinanças da Região Sul. Um dos temas será a apresentação de um projeto para ampliar investimentos em saneamento básico domiciliar. Também será debatido o atual momento do setor e serão homenageados clientes e agentes de crédito.

Entre as instituições que integram a AMCRED-Sul estão a Acredite, Acrevi, Banco da Família, Banco do Empreendedor, Blusol, Banco do Planalto Norte, Casa do Microcrédito, Credioeste e Credisol.

Continua depois da publicidade

Leia também

Oferta de crédito no Brasil pode acelerar com o registro de ativos

Especialistas explicam por que empresas devem digitalizar seus negócios

Ricos brasileiros voltam a investir em iates de luxo, diz empresário

Engenheira da FG será única brasileira a palestrar em congresso mundial de arranha-céus

Quase 100% das empresas recolhem impostos a mais, alerta especialista