Durante a pandemia, a incidência de doenças mentais cresceu no mundo todo, inclusive no Brasil e muitos desses problemas continuam. Em função disso, a Comissão Tripartite Paritária Permanente do país, composta por integrantes do governo, sindicatos de trabalhadores e confederações de empregadores, em reunião extraordinária do dia 30 de julho, decidiu incluir cuidados com a saúde mental na Norma Regulamentadora Nº 1 (NR-01), que é principal norma sobre gerenciamento de riscos das empresas.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Essa nova medida, por meio da atualização da norma, deverá entrar em vigor em cerca de um ano porque é necessário um prazo para tramitação interna no Ministério do Trabalho para a definição de detalhes da norma. Ela entra em vigor nove meses após a publicação. 

O objetivo é reduzir riscos ocupacionais, oferecendo mais proteção psicossocial aos trabalhadores, considerando todos os problemas envolvendo esse tema. A expectativa do ministério é que em um ano as empresas podem se adaptar para cumprir essa nova exigência da norma NR-01.   

Segundo o diretor do Departamento de Segurança no Trabalho da Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Rogério Araújo, essa decisão será um marco para a segurança e saúde no trabalho, no país.

Continua depois da publicidade

Ele explicou em entrevista para a Agência Basil, que o objetivo dessa nova regra é fazer com que empresas evitem o excesso de sobrecarga de trabalho e deem atenção às questões do ambiente de trabalho saudável sem assédio e nenhum tipo de violência contra o trabalhador, seja assédio moral, sexual ou qualquer outra forma de pressão psicológica negativa.

Lei nacional, a norma regulamentadora NR-01 exige que empresas elaborem e mantenham documentos de gestão de riscos e programas de gerenciamento de riscos à disposição para fiscalização. Essa fiscalização pode ser feita pelo Ministério do Trabalho ou por representações de trabalhadores e outras instituições que atuam na fiscalização e segurança do trabalho.

Uma notícia positiva é que, o mercado conta com empresas ou startups, as chamadas Healthtechs, que fazem esse tipo de trabalho usando tecnologia e inteligência artificial, criando oportunidades para ações preventivas e curativas. Em Florianópolis, por exemplo, estão a empresa HSPW, que faz acompanhamento em tempo real da situação pscológica de trabalhadores e a Feedz, que tem termômetro emocional também com objetivo semelhante.

Leia também

Casan projeta investimento bilionário em saneamento até o final de 2026

Intelbras inaugura CD que recebeu investimento milionário

Nova rede de produtos para casa abre filial na Grande Florianópolis

Havan tem lucro bilionário no primeiro semestre de 2024

Como Walter Orthmann conquistou “medalha de ouro” de empregado mais longevo do mundo