O Prêmio Fernando Pini, que reconhece produtos industriais de qualidade no país, teve empresas catarinenses entre as contempladas com o primeiro lugar. Na premiação especial para indústria gráfica, duas companhias do Estado conquistaram o reconhecimento: a Gráfica Natal, de Florianópolis, e a Gráfica 43 SA, de Blumenau.

Continua depois da publicidade

Na categoria Obra de Destaque em infraestrutura a vencedora foi a Proaço, empresa de Ituporanga, Alto Vale do Itajaí, com a obra Portal do Porto Condomínio Logístico, em São José dos Pinhais, Paraná. A premiação ocorreu em São Paulo. 

A Gráfica Natal foi campeã nacional na categoria Produtos próprios – Sacolas e finalista nas categorias Relatórios de empresas e Calendários de Mesa e de Parede. Segundo o empresário Marcelo Peres da Silva, equipamentos modernos permitem fornecer produtos com qualidade e velocidade, tanto em tiragens maiores quanto menores.

A gráfica, que vai completar 45 anos, projeta crescer 10% ano que vem. Essa expansão é resultado de investimentos constantes em modernização. Nos últimos 10 anos, a Natal investiu R$ 10 milhões e uma das novidades foi a aquisição da HP Índigo 3550, com investimento de R$ 1,5 milhão. 

A Gráfica 43 venceu na categoria nacional Embalagens semirrígidas com efeitos gráficos especiais. Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf-SC), Cidnei Barozzi, essa projeção nacional de empresas do Estado resulta da realização da etapa catarinense do prêmio.

Continua depois da publicidade

Além das duas premiadas, mais sete gráficas de SC foram finalistas nacionais: Arcus Gráfica, de Chapecó;  Gráfica Elbert, de São José; Gráfica Rocha, de Palhoça; Grafimax de Blumenau; Mércur Gráfica de Chapecó; Printbag, de Camboriú; e Tipotil, de Timbó. 

Leia também:

‘Oscar’ da tecnologia em SC premia empresas e instituições