As boas práticas de governança corporativa resultam em empresas com melhores resultados econômicos, financeiros, sociais e com maior longevidade. Com o objetivo de incentivar a adoção de governança nas empresas de capital fechado, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) lançou a avaliação Métrica de Governança Corporativa.
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O primeiro resultado anual, de 2018, foi divulgado nesta segunda-feira, na abertura do congresso anual da instituição, em São Paulo. Participaram 103 empresas do Brasil, a maioria das regiões Sudeste e Sul e a pontuação média ficou em 34,6, numa escala de zero a 100. Segundo o presidente do conselho do IBGC, Henrique Luz, essa primeira nota foi baixa, mas os critérios são rigorosos porque o objetivo é elevar o padrão.
O gerente de Pesquisa e Conteúdo do IBGC, Luiz Martha, diz que a participação é livre e o objetivo é ajudar a empresa a aprimorar a governança. Podem participar empresas pequenas, médias e grandes. O instituto elaborou normas numa publicação para governança corporativa de startups & Scale-Ups e estuda um programa específico para empresas do Simples.
Conforme Valéria Café, diretora de Vocalização e Influência do IBGC, empresas que participam da Métrica de Governança recebem um diagnóstico comparativo, que somente ela tem acesso. Recebe também orientações para avançar na governança. Empresas interessadas em participar da métrica deste ano podem se inscrever no site do IBGC e incluir seus dados até o dia 31 de dezembro.
Destaque
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O portal Roda, que oferece tecnologia para gestão digital de conselhos empresariais, é destaque no congresso do IBGC, em São Paulo, pela 5ª vez. Fundado pelos irmãos Roberta e Daniel Zen para facilitar a gestão do conselho de administração da empresa da família, a Irmãos Zen, de Brusque, a solução se tornou uma empresa que atende conselhos de companhias de todos os portes no país.
Em 2018, a receita do Roda cresceu 100% e para este ano já avançou 50%. O portal se diferencia pela qualidade e segurança, com tecnologias Microsoft e Azure. Entre os novos clientes, o Sicoob Cecresp de São Paulo e a Hapvida, do Ceará. Na foto, Roberta (D) com os gerentes de negócios Franciane Bittencourt e Leonardo Levin no evento do IBGC
Princípios
O coordenador do Capítulo do IBGC em Santa Catarina, Carlos Velloso, que está à frente do grupo de empresários catarinenses no evento, é um defensor da aplicação, em tudo, dos quatro princípios de governança corporativa: transparência, prestação de contas, equidade e responsabilidade social.
— A governança está alicerçada em quatro princípios que a gente deveria adotar não só para as empresas, mas na vida pessoal e em tudo mais. A transparência torna tudo melhor – assegura Velloso.
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Fator humano
Novidade no congresso do IBGC, este ano, é o Fator Humano como tema central. Em função disso, cada palestrante, antes de apresentar seu tema, falou da sua vida pessoal. A conselheira de administração Olga Colpo, de São Paulo, contou que é casada há 46 anos, tem dois filhos e uma neta que diz que ama a avó “daqui até a lua”.
Entre os palestrantes desta terça à tarde, a empresária Monica Konrad, da Duas Rodas, e Lucia Dellagnelo, presidente do Centro de Inovação para Educação Brasileira (Cieb) falarão sobre educação, com ênfase na necessidade de estudar sempre. O empresário Guilherme Lima, de Joinville, fez palestra aberta nesta segunda-feira (2) sobre Cultura, Propósito e Awareness na Inovação.