Planejamento estratégico, gestão de pessoas, redução de custos, investimentos diversificados e tecnologias foram temas de destaque na primeira edição do Abrasel Summit. O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, seccional de Santa Catarina (Abrasel SC) segunda-feira (27), no Square SC, em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

À frente do Summit, a presidente da Abrasel SC, Juliana Mota, disse que o objetivo foi aproximar empresários do setor para trocar informações importantes para os negócios. Muitas dúvidas sobre gestão podem ser esclarecidas por quem tem experiências e os eventos são oportunidades para aproximação.

Juliana Mota considera essas trocas relevantes porque a realidade da gestão de estoque do setor é diferente frente a outras atividades econômicas. O objetivo do evento foi alcançado. Mais de 200 empresários acompanharam palestras do Summit.

– Um dos temas abordados foi planejamento estratégico voltado para bares e restaurantes. A gente está falando de um setor que é ainda pouco profissionalizado, quanto mais pensar num planejamento estratégico. É um conteúdo um pouco mais à frente, mas para parar, pensar e melhorar a gestão – comentou a presidente da Abrasel SC.

Continua depois da publicidade

Segundo ela, a humanização na gestão de pessoas também foi um ponto bastante debatido. É o caminho para conseguir reter mais os colaboradores, um dos desafios importantes do setor, disse ela.

A propósito, a limitação de oferta de pessoal qualificado e a alta rotação de trabalhadores foram temas destacados no evento. O empresário Célio Salles, fundador da Abrasel em Santa Catarina e ex-presidente do Conselho de Administração Nacional da entidade, reconhece que a falta de pessoal é um problema recorrente no setor em Santa Catarina.   

– No evento, foi quase unânime o comentário de escassez de mão de obra e que é absolutamente necessário cuidar e desenvolver os talentos que estão na equipe – afirmou Célio Salles.  

Presidente da Abrasel SC, Juliana Mota, fala no Summit (Foto: Estela Benetti)

Ambiente econômico difícil

Continua depois da publicidade

Um dos painéis com empresários renomados do setor foi para falar da série de dificuldades que persistem nas empresas, “o lado que ninguém conta”. Os debatedores foram o fundador do restaurante Ostradamus, do Ribeirão da Ilha, em Florianópolis, Jaime Barcelos; o fundador do Grupo Ozmex, de Balneário Camboriú, Chico Barão, dono da rede de franquias Guacamole; e Saulo Assis Schelbauer, da Barão Choperia, de Joinville.

Na análise de Jaime Barcelos, o setor vive nova realidade no pós-pandemia, com dificuldades. Segundo ele, em SC 58% das empresas seguem endividadas principalmente devido à crise imposta pela Covid-19. Além disso, o setor de frutos do mar enfrenta falta de matéria prima, ao mesmo tempo que carga tributária e uma série de custos continuam elevados.

– Hoje, no lucro presumido, um restaurante, de cada R$ 100 mil faturado, precisa destinar para impostos federais R$ 15 mil, no mínimo, sem falar de PIS e Cofins. Além disso, a cada ano é preciso uma equipe de pessoal mais sólida, com salários melhores e benefícios – argumentou Jaime Barcelos.

Estudo e diversificação

Um dos setores mais dinâmicos, a gastronomia tem muitos empreendedores novos. Um deles é Fernado D’Aquino, fundador do Grupo Avaler, com cerca de 10 negócios em Florianópolis, que vão de rede de confeitarias, a Fairyland, que abrirá a quarta unidade em dezembro, mais restaurantes específicos, um deles é o Guarás, que serve produtos típicos andinos, o May e o St. Claire.

Continua depois da publicidade

A empresa conta com 120 colaboradores, dos quais 10 atuam no escritório administrativo. Para ele, que abriu a primeira empresa aos 18 anos, é formado em gastronomia e administração, a formação é fundamental.

Maior restaurante das Américas terá filial em SC

Participantes do Abrasel Summit também tiveram oportunidade de saber mais sobre o Família Madalosso, restaurante com gastronomia italiana, no bairro Santa Felicidade, de Curitiba, que é o maior das Américas em área física. Parece um centro de eventos, tem mil vagas de garagem.

Segundo a CEO da empresa, Mariana Werner, o Família Madalosso estuda abrir uma filial em Santa Catarina. Mas ela não revelou a cidade e outros detalhes do projeto.

Leia também

Pacote da Celesc inclui gestão e estudo sobre potencial energético de barragens de contenção

Quase 400 mil pequenas empresas afetadas por chuvas precisam de crédito, alerta o Sebrae SC

Governo publica MP do Pronampe Emergencial SC, mas crédito será liberado após o decreto

Atingidos por chuvas compram a prazo no comércio para repor perdas, informa varejista

Como SC planeja arrecadar mais sem elevar alíquota de ICMS

Indústrias do Sul lideram práticas para reduzir a poluição do ar, mostra pesquisa CNI

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Continua depois da publicidade