Grupo de empresários do setor de tecnologia de Santa Catarina teve o privilégio de “bater o martelo” simbolicamente para fechar o pregão da bolsa de valores do Canadá nesta terça-feira (18). Os 30 líderes integram missão empresarial organizada pela Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e a visita à bolsa canadense, a TMX, foi incluída na agenda na cidade onde a entidade de SC tem uma filial internacional.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Empresas do setor de tecnologia estão entre as estrangeiras que a bolsa canadense busca atrair, ao lado de companhias de energia limpa e outros setores. O grupo TMX inclui a Toronto Stock Exchange (TSX), que é a bolsa tradicional, mais a TSX Venture Exchange (TSXV) voltada a startups e novas empresas. O toque no pregão da bolsa é uma recpção de alto nível numa instituição que quer atrair negócios estrangeiros.
A missão da Acate ao Canadá foi organizada com antecedência e foco pelo vice-presidente de Internacionalização da associação, Henrique Bilbao. Ela conta com a participação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá. A agenda é na região de Toronto e em outras cidades que são polos tecnológicos.
– Estamos com uma comitiva de cerca de 30 pessoas da ACATE e mais 30 ligadas ao Consulado do Canadá. Fizemos parcerias com vários players como Itamaraty, Consulado, Câmara de Comércio, para ampliar a missão em relação à primeira que fizemos no ano passado e foi muito positiva. É uma agenda repleta de oportunidades, com destaque para a participação no Collision em Toronto, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, um workshop para empresas que desejam abrir sua unidade no Canadá e uma série de encontros com aceleradoras e órgãos do governo canadense e empresas gigantes do setor – destaca Henrique Bilbao, vice-presidente de Internacionalização da Acate.
Continua depois da publicidade

Lançada em agosto de 2023, a unidade da Acate no Canadá fica em Toronto, maior cidade do país, com quase 3 milhões de habitantes e um dos polos tecnológicos. A Acate Canadá visa apoiar empresas de tecnologia de SC no processo de internacionalização.
Entre os participantes da comitiva estão executivos de empresas TI de SC como Aquarela, Beupse Metaverso, DGL Info, Evoluum, Ezok Corp., Norus, Rampfy, Twygo e WTM Internacional.
Leia também
Saiba a trajetória dos industriais que vão receber medalha do mérito na Fiesc
O que um príncipe saudita faz em visita a Florianópolis
Ajuda aos gaúchos eleva vendas no país em maio, mas RS precisa da reconstrução, alerta Abad
Setor atacadista distribuidor cresce 5,7% e aposta em IA para vender mais
Empresa de SC inova com embalagem 100% vegetal para setor de frutas e verduras
“Dá até para reverter doenças”, diz diretora em SC do Colégio de Medicina do Estilo de Vida
Florianópolis é apresentada a jovens do G20 como a “Ilha do Silício brasileira”