O industrial Santos Longaretti, ex-presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), faleceu na noite desta quarta-feira (26), aos 88 anos. Fundador e sócio das empresas Calças Calcutá, Calcutá Tecidos e Loja Di Santi, ele deixou amplo legado no associativismo empresarial. Na Acic, sempre esteve presente ocupando diversos cargos e foi um dos líderes do projeto de construção do centro empresarial do município. Ele também presidiu a Cooperativa de Crédito Mútuo dos Confeccionistas do Vestuário da Região Sul Catarinense (Sicred)

Continua depois da publicidade

Longaretti foi fundador do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Criciúma e participou da instalação do Senai no município. A trajetória dele no setor foi reconhecida com homenagem da Federação das Indústrias do Estado (Fiesc) por meio da Medalha do Mérito Industrial de Santa Catarina, em 2010.

Fiocruz alerta para piora da pandemia de Covid no Brasil; preocupação em SC é ainda maior

A atuação voluntária de Longaretti incluiu também as áreas social e esportiva. Foi apoiador do Bairro da Juventude, instituição que oferece educação para crianças e adolescentes, e participou na gestão do Criciúma Esporte Cube.

A causa da morte foi Covid-19. Apesar de imunizado com duas doses da vacina, o empresário contraiu a doença e não resistiu.

Continua depois da publicidade

Covid hoje: mapas mostram dados de mortes e da vacina em SC