País com cadeia produtiva completa para moda, o Brasil tem grandes players de malharia, tecidos planos e calçados. Apesar disso, tem potencial para ter mais um grande grupo de moda jeans, na avaliação do industrial Cristiano Buerger, de Blumenau, ex-Tecnoblu, que se tornou sócio do grupo Zune, de São Paulo, com quem desenvolve projeto para avançar nesse segmento. O grupo participa com três marcas – Rock&Soda, Disparate e Zune Jeans – na Fenin Fashion, exposição de moda que começou terça (02-07) e vai até esta quinta-feira (04-07) em Balneário Camboriú, Santa Catarina.
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– Nossa lógica é oferecer um excelente produto, mas com um preço bom. O cliente tem que pagar e saber que está levando mais do que está pagando – destaca Cristiano Buerger.
O Grupo Zune, fundado há 42 anos e que tem na presidência o empresário José Eduardo Nahas, da segunda geração, decidiu posicionar duas marcas de jeans com alta qualidade, mas com preços acessíveis. A masculina Rock&Soda, que se destaca por calças de jeans e sarja e camisetas de tecido tecnológico; e a feminina Disparate, também com foco em calças jeans mas com outros itens de moda.
Veja fotos de produtos do Grupo Zune, parceiros e da Fenin Fashion:
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Para essas duas marcas, o plano é chegar ao consumidor com preço em torno de R$ 250 por peça enquanto os produtos vendidos em boutiques custam, em média, R$ 500. Para desenvolver esses produtos, o grupo contratou profissionais que atuaram em marcas premium do país. Além disso, o grupo tem a marca Zune Jeans, que oferece produtos na moda com um preço mais acessível.
A comercialização das marcas mais sofisticadas do Grupo Zune é focada em boutiques e multimarcas, entre as quais empresas com perfil jovem e dinâmico como a Sucesso Select de São Paulo e Belo Horizonte com 403 mil seguidores no Instagram. Essa empresa, que tem como sócios os jovens empresários paulistas João Henrique Cunha, Paulo Henrique Cunha e a esposa de Paulo, Mariana Cunha, vende Lacoste, Fila, Fred Perry, Rock&Soda e outras mais.
Além disso, o Grupo Zune, que tem fábrica de jeans e sarja em Colatina, no Espírito Santo e abriu fábrica em Blumenau para fazer malharia, também é um grande fornecedor de itens de marca própria (private label) para grandes redes que atuam com moda como a Havan, Riachuelo e Pernambucanas. Com a Havan, além de private label, atua com a marca Zune Jeans.
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Ingresso no mundo do jeans
Há cerca de um ano e meio, Cristiano Buerger se tornou sócio minoritário do Grupo Zune, de São Paulo, mas há pelo menos sete anos observa atentamente esse segmento. Em 2014, ele foi um dos fundadores da Tecnoblu, icônica indústria de etiquetas para moda de Blumenau que foi vendida para um grupo do Canadá em janeiro de 2022.
O empresário também foi um dos fundadores do movimento Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) que reúne atualmente 40 empresas de moda do Estado para discutir qualidade, design e tudo mais desse setor.
Mas ele começou a mergulhar mesmo no mundo da moda jeans em 2018, quando, junto com mais quatro sócios, articulou a instalação de filial da Denim City, uma instituição holandesa, em São Paulo. Trata-se de uma escola que ensina tudo sobre como fabricar itens em jeans. A partir daí, fez mais conexões e depois da venda da Tecnoblu, foi convidado a integrar o Grupo Zune.
Segundo ele, para entender de varejo do setor, no último ano visitou boa parte dos estados brasileiros e conversou com empresários do comércio de moda. Disse que ficou surpreso positivamente com a força do mercado nacional.
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