A tendência de abrir portas para mulheres em cargos de liderança na Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB/SC) continua. No grupo que assumirá a nova gestão da entidade dia 7 de março, que tem na presidência o empresário Claiton Pacheco Galdino, de Criciúma, elas ocupam 71% das vice-presidências regionais e boa parte das diretorias. Isso depois de a gestão anterior da ADVB ter a segunda mulher na presidência da entidade, Ângela Gonçalves. A pioneira foi Maria Carolina Linhares, em 2010.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais informações de Santa Catarina pelo WhatsApp

Fundadora e presidente do Banco da Família, a empresária Isabel Baggio, de Lages, assumirá a nova vice-presidência da ADVB para a região do Planalto. Carol Salvaro será a vice-presidente para o Sul, Monyk Dávi para o Oeste, Vanessa Rouvier para a Grande Florianópolis e Vanessa Niels para o Litoral. Os empresários Luis Humberto Quental e Guilherme Grando serão os vice-presidentes da entidade para as regiões Norte e Meio-Oeste, respectivamente.

A nova diretoria da ADVB tem, também, uma vice-presidente na diretoria executiva de Relações com o Mercado e diretoras nas áreas de comunicação, sustentabilidade corporativa, educação corporativa, desenvolvimento sócio-econômico, regionalização, ADVB Jovem, compliance, conceito e experiência, top de marketing e prêmio personalidade de vendas.

Esses espaços para mulheres chamam a atenção e são importantes para alcançar igualdade em cargos de liderança. Embora exista uma tendência de maior participação feminina nesses cargos um modo geral, há muito para avançar ainda. Entre os setores privados que vêm valorizando mais executivas está o automotivo, tanto no Brasil quanto no exterior. Mas as portas se abrem mais para profissionais com elevada qualificação.

Continua depois da publicidade