Em mais um passo no crescimento acelerado em geração de energia renovável, a multinacional norueguesa Statkraft, que tem sede no Brasil em Florianópolis, finalizou a aquisição de dois parques eólicos no Rio Grande do Norte que pertenciam à portuguesa EDP. A companhia, que é a maior geradora de energia renovável da Europa, assumiu sexta-feira (29) as operações dos parques Jerusalém e Boqueirão, que somam geração de 260 megawatts (MW).

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

O anúncio dessa transação ocorreu em agosto de 2023, quando foi informado que esse investimento da norueguesa seria de R$ 1,57 bilhão. Após os trâmites necessários, agora foi concluído.

Além disso, a Statkraft anunciou em meados de novembro do ano passado a aquisição da espanhola Enerfín, que inclui no Brasil nove parques eólicos que geram 632 MW e mais um projeto de 68 MW. A compra de todos os ativos da Enerfin na Europa e em outras regiões somou 1,8 bilhão de euros.

E em 14 de dezembro, a StatKraft e a WEG assinaram um acordo para a implantação do maior aerogerador onshore produzido no Brasil. Ele será instalado no Complexo Eólico Brotas de Macaúbas, da norueguesa, na Bahia. Participaram da assinatura o CEO e presidente da Statkraft no Brasil, Fernado De Lapuerta, e o CEO da WEG, Harry Schmelzer Jr.

Continua depois da publicidade

Ao fechar a aquisição das unidades da EDP nesta sexta-feira, o CEO da Statkraft afirmou que a empresa passou a ter ativos em sete estados brasileiros e seguirá expandindo o portfólio em geração eólica e solar.

Leia também

“Estamos vivendo momento de muita incerteza”, diz presidente da Fiesc

Multinacional com sede em SC faz venda bilionária para investir em energia renovável

Programas incentivam mobilidade verde e indústria com ajuda de tributos a importados

Com MP, prefeituras terão benefício temporário de desoneração da folha