Usar dados próprios ou de outros com inteligência para ter melhores resultados é um dos grandes desafios de empresas e instituições. Atentos a isso, quatro jovens de Florianópolis fundaram a Indicium Tech em 2017, para trabalhar na vanguarda dessa área. Hoje, 30% da receita da empresa vem dos Estados Unidos. Por isso, ela abriu filial em Nova York, que tem entre os clientes a Fundação Bill e Melinda Gates (Bill & Melinda Gates Fundation), Hyland e Rep & CO.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total
Esta fase de crescimento acelerado da Indicium também contou com abertura de filial em São Paulo. Em 2023, a empresa cresceu 120% e faturou R$ 32 milhões e, para este ano, a projeção é quase duplicar esse resultado, superando R$ 60 milhões mediante um crescimento estimado de 88%.
De acordo com o co-fundador e CEO da Indicium, Matheus Dellagnelo, a decisão de apostar no mercado dos Estados Unidos ocorreu porque a empresa contava com tecnologias de ponta para atender a todas as demandas de grandes players norte-americanos. A aposta foi certeira porque desde o ingresso, em 2021, a empresa já desenvolveu 30 projetos naquele país.
– O diferencial da Indicium é que temos um modelo de negócios baseado no uso de metodologias avançadas no mercado, como modern data stack, que permite adaptar o nosso produto para as necessidades da empresa de forma mais rápida, abrangente e efetiva – destaca Dellagnelo.
Continua depois da publicidade
O ingresso no mercado americano ocorreu depois de a empresa fazer sucesso em Santa Catarina e no Brasil. Isso fica claro na lista de clientes da Indicium, entre os quais estão a Engie, Seara, Whirlpool, Portobello, Porto Itapoá, Bistek, Unimed, Pepsico, Instituto Unibanco, Roche e Sebrae.
– O que ocorreu nesses últimos anos foi uma modernização desse uso de dados. E é justamente essa modernização do uso de dados que a Indicium faz. Pegamos esses dados que estão em múltiplos sistemas de uma forma automática, coloco na nuvem de um jeito organizado. Podemos pegar essas informações organizadas e botar um BI. Esse BI vai gerar relatórios do que aconteceu e acontece na empresa de forma automática. Então podemos gerar relatórios desses dados ou utilizar inteligência artificial para prever o que vai acontecer – explica Dellagnelo.
Segundo ele, a Netflix é um grande exemplo de empresa que investiu em dados e conseguiu converter isso em dinheiro. Se você for ver a conta de cada cliente, ela está configurada de acordo com o perfil de uso de cada um. Isso significa que a empresa avalia o que cada usuário assiste de série ou filme e leva tudo em consideração para fazer um modelo de recomendação. Com o uso de inteligência artificial, a Netflix consegue saber a preferência dos usuários, oferecer mais alternativas e vender mais.
Equipe em sintonia e preparada
Com crescimento mais acelerado nos últimos anos, a Indicium ampliou também o quadro de colaboradores, atualmente em mais de 230, muitos certificados em ferramentas de ponta na área de dados que são utilizadas nos serviços prestados às empresas. Desse grupo, cerca de 50% atuam em home office.
Continua depois da publicidade
Dellagnelo observa que a Indicium conseguiu formar uma equipe em sintonia desde a fundação. Além dele, também são cofundadores a diretora de Novos Negócios e Parcerias Estratégicas, Isabela Blasi (E); o diretor de Dados, Daniel Avancini; e o diretor de Tecnologia Vitor Avancini. Alguns foram colegas no ensino fundamental e médio.
Enquanto Isabela Blasi cursou direito na Faculdade Cesusc, os demais fizeram graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Dellagnelo cursou engenharia de materiais; Vitor, sistemas de informações e Daniel, economia. Depois, fizeram pós-graduação no Brasil ou exterior, ou trabalharam fora, o que somou conhecimentos e ajuda na internacionalização do negócio.
Cultura voltada para dados
A Indicium se apresenta como uma empresa de dados que oferece soluções para organizações adotarem cultura data driven, isto é, orientada para uso de dados. Atende empresas médias e grandes com consultoria, treinamentos e desenvolvimento completo nas áreas de data science, analytics e inteligência artificial.
Atualmente, é uma das empresas líderes no segmento de dados na América Latina. Nos dias 26 e 27 deste mês, a Indicium será parceira do Gartner Group na conferência Gartner Data & Analytics 2024, que será em São Paulo.
Continua depois da publicidade
Leia também
Portobello Grupo avança com impulso do varejo no Brasil e da nova fábrica nos EUA
Contribuintes podem destinar valor milionário do IR para fundos da criança e do idoso em SC
Paulo Guedes e Deborah Secco serão palestrantes no 10º Empreende Brazil Conference
China habilita quatro unidades de carne de frango de SC para exportação
Veja os principais números do PIB catarinense de 2023
ADVB/SC inicia consulta para o prêmio Personalidade de Vendas de 2024