Santa Catarina não tem apenas os mais altos edifícios do Brasil. Conta também com empresas de tecnologia que ajudam a edificar esses gigantes nas alturas. Uma delas é a AltoQI, de Florianópolis, líder nacional em software para construção em BIM e que acaba de lançar uma plataforma OpenBIM, a AltoQI Visus, que automatiza diversas etapas da gestão da construção.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

De acordo com o CEO da AltoQI, Felipe Althoff, a companhia tem 35 anos de autuação no mercado e é líder em sistemas para construção pelo método BIM no país. Essa metodologia, da sigla inglesa Building Information Modeling, consiste no projeto digital de uma construção. Atualmente, ele permite economizar até 25% numa obra frente ao uso do sistema tradicional para construir.

– A plataforma Visus oferece uma abordagem mais técnica, porém revolucionária para construção civil. Hoje, as principais construtoras do Brasil já são nossas clientes, inclusive grandes instituições públicas como o Exército, a Aeronáutica e as principais universidades de engenharia do Brasil usam nossa tecnologia. O nosso desafio, agora, é justamente fazer com que a gestão digital seja realidade e que as obras sejam mais produtivas, mais rentáveis, mais assertivas e com muito menos retrabalho – explica Felipe Althoff.

Segundo ele, isso se torna possível justamente porque tendo as informações antes do que vai ser feito no canteiro de obras, é possível tomar muitas decisões de gestão antes de começar a obra.

Continua depois da publicidade

De acordo com o CEO da AltoQI, o sistema em BIM pode ser usado por obras de todos os tamanhos e a plataforma Visus permite conectar com todos os sistemas BIM do mundo. O modelo de gestão digital pode ser usado tanto para construir altos edifícios, quando para residências e obras de infraestrutura como estradas e até usinas hidrelétricas.

–  A escassez mão de obra e o alto custo do capital estão exigindo que as construtoras comecem a olhar para fora. Para ver formas de buscar mais produtividade no seu negócio – afirma Felipe Althoff.

Felipe falou sobre a nova plataforma em evento na Construsul (Foto: Estela Benetti)

O executivo apresentou a plataforma Visus em palestra no evento Tomorrow, durante a Construsul, em Balneário Camboriú, na última semana (de 23 a 26 de junho). Ele destacou que a plataforma conecta digitalmente diversos software usados na construção, o que facilita a gestão da obra.

Realizado durante dois dias durante a feira, o Tomorrrou foi lançado pela Thórus Engenharia, do empresário Cristiano Schneider, de Joinville. Segundo ele, o objetivo é oferecer conteúdo técnico de engenharia em eventos do setor.

Continua depois da publicidade

Leia também

“Talvez estejamos aprendendo da pior forma possível, através da dor”, diz secretário do RS sobre clima

Empresa de tecnologia de SC obtém aporte de R$ 204 milhões de fundo dos EUA

Setor cooperativo fatura R$ 85,9 bilhões em 2023 e chega a 4,2 milhões de associados em SC

Conselhos de empresas se modernizam, mostra evento do IBGC

Senai SC desenvolve kit de conversão de veículos a combustão em elétricos