A Compufour, empresa especializada em software para pequenos negócios, de Concórdia, Oeste de Santa Catarina, foi adquirida pela multinacional italiana Zucchetti por R$ 100 milhões. A transação foi oficializada nesta terça-feira e aconteceu em função da sinergia entre as duas empresas. A Compufour, com 25 anos de atuação, conta com 40 mil clientes ativos no Brasil e a italiana, da cidade de Lodi, perto de Milão, tem 40 anos de atividades e 400 mil clientes em diversos países.
Continua depois da publicidade
Com sede no Brasil em Mogi Mirim, São Paulo, a Zucchetti também é especializada em sistemas para empresas de todos os portes, principalmente pequenas. Nos últimos anos, iniciou internacionalização e já tem presença forte na Alemanha, França, Espanha, Suíça e Estados Unidos. Conta com equipe superior a 6 mil pessoas, das quais 1,2 mil são da área de desenvolvimento tecnológico. No ano passado, faturou mais de 850 milhões de euros, o equivalente a R$ 5,6 bilhões.
Estandes virtuais da Exposuper terão produtos da agricultura familiar
A aquisição da Compufour é o maior passo da italiana no Brasil. A empresa de SC que foi fundada por um grupo de amigos e hoje tem 110 colaboradores entre a sede em Concórdia e a filial de Florianópolis, começou vendendo equipamentos de informática e iniciou no setor de software sem muitas pretensões. Mas as soluções caíram no gosto de pequenas empresas de serviços e comércio porque atendiam suas necessidades. No ano passado, seus sistemas movimentaram R$ 26 bilhões, com aumento de 10,6% no total de usuários ativos.
Os produtos são vendidos por mais de 1,7 mil parceiros em todo o Brasil. Uma das razões do sucesso da Compufour é o fato de ter sistemas que atendem demandas tributárias específicas de cada estado e para setores específicos. O ClippCheff, por exemplo, é um software para bares e restaurantes, o ClippService é para prestadores de serviços e o ClippFácil é uma plataforma online para gestão de negócios. Durante a pandemia, a empresa lançou duas novas soluções. Uma é o ClippMei, para a gestão de microempreendedores individuais. Com a pandemia, ganhou força o eCommerceC4, para vendas online.
Continua depois da publicidade
O CEO da Compufour, Wagner Muller, destaca que a Zucchetti é uma das empresas focadas em tecnologia que faturam mais de US$ 1 bilhão. Segundo ele, essa parceria vai permitir melhor distribuição das soluções das duas empresas no mercado brasileiro.
Para o CEO da Zucchetti no Brasil, Alessio Mainardi, juntas as empresas têm um portfólio maior de produtos, incluindo soluções hospedadas em nuvem, integradas com ERP, CRM, e-commerce e automação comercial. Para o executivo, o novo sistema de pagamentos PIX, lançado pelo Banco Central do Brasil para facilitar pagamentos, e o open banking vão impulsionar ainda mais as demandas por soluções oferecidas pela Zucchetti e Compufour.
A venda da Compufour é mais um exemplo de como os negócios de tecnologia podem agregar valor, não só no mercado nacional, mas também no exterior. O polo de tecnologia de SC tem outros exemplos de negócios relevantes com esse perfil, entre os quais estão a Decora, que foi adquirida pela americana CreativeDrive, a Agriness teve participação acionária comprada pela Cargill, e a Axado foi adquirida pelo Mercado Livre.