A healthtech fundada dentro da Federação das Unimeds de Santa Catarina em 2011 na área de software para gestão de planos de saúde, promove mudanças após salto de crescimento durante a pandemia. Na noite desta quinta-feira, durante o UniExperience, 1º Encontro de Cooperativismo Digital promovido pela federação, ela anunciou mudança da marca Fesc Tecnologia para Zitrus e informou que deve fechar este ano com crescimento de 60% no faturamento frente a 2020. Também lançou no evento o hub Zlabs, para atrair startups e diversificar inovação.
Continua depois da publicidade
Receba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp
Um dado que expressa a aceleração das atividades da Zitrus em 2020 foi o aumento de 47% na equipe de trabalhadores. Agora são são 180 pessoas e nos próximos meses deve chegar a 220, informa o CEO da empresa, Daniel Torres. Com sede em Joinville, a Zitrus conta com 52 clientes em nove estados, a maioria Unimeds, fazendo a gestão de informações de mais de 2,6 milhões de beneficiários de planos de saúde.
Como o setor de healthtech oferece muitas oportunidades no país, a Zitrus busca parcerias com startups para crescer, com o apoio de Unimeds e inovação aberta. Para isso, lançou o hub de inovação e aceleração Zlabs, que já atraiu uma empresa, a Taric, especializada em prontuário médico eletrônico, gestão de clínicas, colaboração entre pacientes e médicos, além de medicina preventiva.
Para liderar essa nova fase da Zitrus, a Federação das Unimeds buscou um CEO experiente. Antes de aceitar esse desafio em 2020, ele fundou e liderou por 15 anos uma empresa de tecnologia e também foi executivo de duas multinacionais no Brasil, a Oracle e a Gartner.
Continua depois da publicidade
Segundo Torres, este é o momento para crescer no Brasil porque as operadoras de saúde registram grande expansão e necessitam de soluções tecnológicas. O setor de saúde complementar no país teve queda no número de vidas atendidas no início da pandemia, mas depois acelerou e chegou a maio deste ano com um acréscimo de mais de 1,2 milhões de beneficiários, o que representou crescimento de 2,77% em relação ao mesmo mês de 2020. O Brasil conta com aproximadamente 48,14 milhões de beneficiários de planos de saúde, o que representa 24% da população do país, de acordo com dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar.