Inovação que oferece mais resistência e leveza para metais, a liga de nióbio, foi testada em parafuso usado no VW Meteor Mission Zero, primeiro caminhão de competição híbrido (motor elétrico e a combustão) do mundo. O novo parafuso foi desenvolvido pela catarinense Ciser, de Joinville, líder em fixadores na América Latina, em parceria com a CBMM, empresa brasileira líder em tecnologia com nióbio.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O teste foi na etapa São Paulo 2023 da Copa Truck, realizada recentemente no autódromo de Interlagos. Na avaliação das duas empresas, o teste foi bem-sucedido, na prova disputada pelo piloto Felipe Gaiffone, que ficou em segundo lugar.  

Na opinião do gerente de Marketing, Produtos e Exportação da Ciser, Jackson Dal Comuni, os testes em cenário real na competição apontam que o novo parafuso pode contribuir com o bom desempenho do veículo. A parceria com a CBMM atingiu o objetivo e deve continuar.

A Ciser explica que os parafusos recebem uma adição de nióbio que aumenta a eficiência dos metais usados. Os resultados são maior resistência mecânica (menos desgastes) e maior vida útil. Também resulta em produto mais leve, o que é uma das metas para reduzir o consumo de combustível.

Continua depois da publicidade

Uma das indústrias de SC que focam em inovação, a Ciser já lançou parafusos com nanotecnologia para durar mais em plataformas no fundo do mar. Com matriz em Joinville e filiais em Araquari e Sarzedo, em Minas Gerais, a empresa está presente nos mercados de mais de 20 países, além do Brasil.

Com sede em Araxá, Minas Gerais, a CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração) é líder mundial em processamento de nióbio. O executivo da empresa Érico França, que acompanha o projeto com a Ciser, destaca que as duas empresas têm em comum a ênfase em qualidade e inovação. Para ele, testar produtos num caminhão é importante para ver a real resistência.

Leia também

“Nosso foco no mercado livre de energia é o setor varejista”, diz presidente da Celesc

Catarinense Brasão estreia carrinhos inteligentes em supermercados

Por que SC voltou ter receita bilionária nas exportações em maio