Além das gigantes multinacionais do setor de telecomunicações, um consórcio da Região Sul também participa do esperado leilão da tecnologia 5G do Brasil nesta quinta-feira. A Unifique, operadora de telecomunicações de Santa Catarina, e a União Copel, do Paraná, integram o Consórcio 5G Sul para oferecer internet ultrarrápida.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A empresa de Timbó e a paranaense oferecem proposta para o lote Sul. Enquanto a Unifique se propõe a operar em SC e no Rio Grande do Sul, a Copel foca o mercado paranaense. O leilão começa de manhã e poderá se estender até sexta-feira. Grandes operadoras de celular adiantaram que já poderão oferecer 5G ainda este ano, apesar de o governo ter previsto prazo até julho para a oferta oficial do serviço.
A Unifique é uma empresa regional de serviços de banda larga que cresceu de forma acelerada e abriu capital na B3 em julho deste ano. Fundada em 1997 em Timbó, oferece as melhores banda larga e telefonia fixa do Brasil, segundo a pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida, realizada em 2020 pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Atua em 150 municípios na Região Sul.
Tecnologia 5G pode estrear no Brasil no Natal, prevê setor de telecom
Continua depois da publicidade
Desde quando fez o IPO (Oferta Pública de Ações) na B3, a Unifique comprou nove operadoras na região. A lista é composta pela BKTech, Naja, TKNET, Neofibra, Zappen, Fibramax, SSTV e MKS e Click SBS. Com isso, somou mais de 400 mil acessos à internet até agora.
Leia também
IBGE inicia teste do Censo 2022 nesta quinta em Tigrinhos, Oeste de SC
Inflação de Florianópolis em outubro é a mais alta em 11 anos, apura Udesc
SC arrecada R$ 3,24 bilhões em outubro, com crescimento real de 5,2%
Meta de redução metano é oportunidade para SC, diz pesquisador da Embrapa