Diante dos desafios do Novo Ensino Médio, que precisa oferecer formações complementares e uma demanda elevada não atendida é a oferta de cursos na área de tecnologia, a empresa TXM Methods, de Florianópolis, criou o NextGen, programa que segue as práticas de estruturação de startups para ensinar empreendedorismo na sala de aula. A estreia do programa é no Colégio Salesiano de Itajaí.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Com esse programa dentro dos itinerários formativos do ensino médio, o objetivo é fomentar o espírito empreendedor dos estudantes. É uma disciplina que visa incentivar a elaboração de projetos de vida, autonomia e protagonismo dentro dessa nova oportunidade que oferece o currículo escolar.
– A construção das soluções é fundamentada em conceitos e práticas de estruturação de startups e empresas inovadoras, adaptados para atender às necessidades e especificidades do público jovem. O objetivo é fomentar novos conhecimentos, oferecer experiências práticas e criar oportunidades de crescimento – destaca o CEO e fundador da TXM Methods, o professor Luiz Salomão Rivas Gomez.
O conteúdo do programa NextGen segue a metodologia de “Startup High School”, que inclui palestras, oficinas e treinamentos coletivos voltados ao desenvolvimento do espírito empreendedor. O programa incentiva transformar ideias em negócios.
Continua depois da publicidade
O diretor do Colégio Salesiano Itajaí, Giovane Honorato de Carvalho avalia que o desenvolvimento de competências essenciais oferece oportunidade aos estudantes se inserirem de forma ativa, criativa e responsável no mundo do trabalho.
– Acreditamos que é preciso dar suporte para que os jovens reconheçam suas potencialidades e vocações, ajudando-os a identificar perspectivas e possibilidades, construir aspirações e metas de formação e inserção profissional. Assim, contar com a parceria da TXM é investir no empreendedorismo dentro do colégio e no futuro de nossos jovens, preparando-os para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades de um mundo em constante mudança – comenta o diretor Giovane Honorato de Carvalho.
A primeira turma do NextGen começou a ter aulas há um mês. São 25 estudantes que participarão do programa por 20 semanas. Eles terão que atuar em equipes de cinco alunos e a comunicação será presencial e pelas redes sociais. A coordenadora do programa, Renata Santos, diz que ao final a expectativa é de que os alunos tenham desenvolvido ideias de negócios ou habilidades para trabalhar. O Colégio Salesiano é particular e os alunos cursam o ensino médio, normalmente dos 15 aos 17 anos.
A TXM Methods é uma empresa voltada ao empreendedorismo na área de startups. Tem metodologia exclusiva para o desenvolvimento de ideias e negócios. Até agora, já colaborou para a criação de mais de mil negócios no Brasil, nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal, Espírito Santo, Alagoas e Maranhão.
Continua depois da publicidade
Leia também
ESG Summit propõe internacionalização de ações do Brasil pela economia e o Planeta
SC tem a capital no topo e mais 11 cidades entre as 100 mais competitivas do Brasil
SC acumula oito “medalhas” como segundo estado mais competitivo do Brasil
Startup lança simulador com IA que reduz prazo para financiar imóvel
Urbanista defende integração nas cidades em evento do Floripa Sustentável