Pioneira do setor de tecnologia em Santa Catarina, a Dígitro, de Florianópolis, que atua há 47 anos e se destaca em setores como segurança e telefonia no Brasil e exterior, acaba de estrear no setor de saúde. Lançou o LICA, uma solução para gestão de serviços a pacientes acamados.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O novo sistema transmite informações vitais do paciente acamado caso ele esteja usando um dispositivo conectável com informações sobre saúde e tem alerta que informa quando o paciente levanta da cama, por exemplo.
De acordo com o diretor de tecnologia da Dígitro, Márcio Souza, a LICA tem inteligência embutida que integra acompanhamento de sinais do paciente, plano de cuidados e videomonitoramento em uma única solução. Segundo ele, o mercado ainda não tinha um sistema que integrasse esses três serviços.
A iniciativa surgiu a partir de demanda de um executivo da companhia, que teve o pai e a mãe diagnosticados com Mal de Parkinson e passaram a ter acompanhamento permanente a domicílio. Então, a Dígitro desenvolveu um software para gestão dos cuidados de pacientes que pode ser usado no mundo todo.
Continua depois da publicidade
O LICA é um software com um aplicativo que oferece diversos serviços para acompanhar a jornada de pacientes. Atende a necessidade de equipe de cuidadores, de empresas que fazem gestão desse trabalho e também de familiares, que podem acompanhar o que está sendo feito à distância.
O desenvolvimento da solução contou com a colaboração do médico especialista em medicina preventiva e gerenciamento de saúde, Marcelo Herdt. Na avaliação da empresa de tecnologia, o LICA se destaca por proporcionar ganho de eficiência e segurança.
No LICA, é possível registrar o plano de cuidados de cada paciente e, na medida em que é executado, o cuidador faz os registros. Assim, fica um relatório pronto do trabalho realizado. Quanto troca o plantão, o profissional que entra pode ver o que foi realizado.
– Inicialmente, a solução está sendo direcionada para empresas que gerenciam serviços de cuidadores e Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs). A solução será comercializada através de licenças por paciente, não limitando o número de usuários relativos a cada vida atendida. Ou seja, tendo uma pessoa monitorada, o grupo de cuidadores, a empresa que gerencia os serviços e os familiares responsáveis podem receber e interagir com as informações organizadas no aplicativo – explica a Dígitro.
Continua depois da publicidade
Dia do Idoso lembra desafios e oportunidades
Neste 1º de outubro, Dia Internacional e Nacional do Idoso, instituído pela ONU, é uma data para lembrar que a pessoa da terceira idade é um agende econômico importante por diversos motivos, um deles é incentivar a criação de novas tecnologias para melhorar a qualidade de vida.
A companhia está atenta a oportunidades no mercado global de cuidados estimado em US$ 5,5 trilhões por ano. No Brasil, a projeção é de um mercado de US$ 96 bilhões nessa área.
Em SC, estado com a maior longevidade do país, 81,2 anos, o número de pessoas com 60 anos ou mais subiu 80% em 12 anos e chegou a 1,184 milhão em 2022, apurou o IBGE.
Outras informações sobre a plataforma Lica estão no site da mesma, o https://licasaude.com.br/
Leia também
Quem é a engenheira que lidera construção de arranha-céus e o que diz sobre segurança
Casacor Florianópolis abre com inovações no antigo Hotel Maria do Mar
Grupo Pereira, dono do Fort Atacadista, anuncia investimento bilionário até 2027
Rede Bistek chega aos 45 anos e destaca nova loja modelo em Florianópolis
Cidade da Grande Florianópolis terá bairro planejado com condomínios fechados