A onda de desenvolvimento de produtos gourmets no Brasil, que vai de vinhos, azeites, queijos, carnes e outros, inclui também presunto parecido com o famoso e caro jamón pata negra espanhol. Quem acaba de lançar um produto com essa característica, mas com “terroir” do Oeste de Santa Catarina é Paulo César Barp, sócio da empresa Barp Carnes, do município de Quilombo.

Continua depois da publicidade

A empresa se tornou sócia da Cooperativa Saborense, que reúne mais de 60 produtores independentes do segmento de proteína animal – carnes e lácteos – e apresentou o novo produto na Exposuper, exposição e congresso dos supermercadistas de SC. O evento foi realizado de terça a quinta desta semana pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) no Expocentro Balneário Camboriú.

O produto foi desenvolvido nos últimos quatro anos. A partir do açougue da família, Paulo Barp decidiu fazer charcutaria (cura de carnes com sal e temperos). Passou a criar uma raça de suíno preto em campo e fazer experimentos para chegar a presunto parecido com o espanhol, sem fazer estágio por lá.

– Pesquisei bastante, assisti diversos vídeos, mas me considero um autodidata. Fui experimentando e estraguei muitas peças antes de chegar ao processo ideal – revela Paulo Barp.

Com selo de inspeção municipal, ele vende para clientes de Quilombo e região ou por meio das redes sociais. Solicitou e aguarda o selo de inspeção nacional, o Sisbi, para poder vender em todo o Brasil. A partir daí, vai investir numa indústria para ampliar a produção.

Continua depois da publicidade

O empresário informa que conta com 200 peças do presunto prontas para comercializar. Mas o plano, com a fábrica, será produzir em maior escala e fazer também um bacon semelhante ao famoso Lardo di Colonnata, da região de Carrara, na Itália. Esse novo produto está em fase de pesquisa.

Preços nas alturas

Um dos famosos produtos de origem no mercado internacional, o jamón espanhol, servido em fatias finíssimas, tem preço nas alturas. É chamado pata negra por ser feito com suínos pretos criados soltos na região ibérica.

Nas casas de produtos gourmets das maiores cidades do Brasil o preço por quilo, muitas vezes, supera R$ 1 mil e as vendas são em porções menores. Os presuntos brasileiros, no caso desse catarinense, os preços ficam em torno de R$ 250 por quilo.

O produto espanhol ficou famoso no mundo por ter um sabor típico (terroir) da região, que resulta da alimentação em campo, que inclui as bolotas, frutas que caem de castanheiras nativas.

Continua depois da publicidade