Para celebrar uma trajetória empresarial de quase 80 anos, que começou com cultivo de café em lavouras no vale do Rio Tijucas, em Santa Catarina, o Grupo Jurerê, que se destaca por cafés de qualidade e inovação, lançou a linha “Gerações”. São sete cafés com características diferenciadas, inspirados em integrantes da família fundadora e acionista da empresa, hoje liderada por três mulheres da terceira geração.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A CEO do grupo, Michele Poli Silva, e as irmãs dela, Carolini Poli Silva, gerente comercial, e Milaini Poli Silva, gerente financeira, que fazem a gestão, reposicionaram os negócios. Um dos diferenciais é a prestação de serviço de envase de cafés especiais para redes de cafeterias premium do país, como 4 Beans, Orfeu e Café Cultura, entre outras.
Além disso, a empresa, que tem sede em Tijucas, se destaca no Brasil e exterior pela inovação. Criou o primeiro filtro Drip Bag Compostável do mundo para café individual, conquistando uma série de reconhecimentos, entre os quais o Prêmio de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) na categoria Inovação em Produto em 2022. Esse conjunto de novidades garantiu faturamento 41% maior em 2023.
A primeira fase da trajetória da empresa, liderada pelo fundador, o “Vô Gentil”, foi marcada pelo plantio do próprio café no Vale do Rio Tijucas, em SC, até 1970, onde o cultivo não se adaptou.
Continua depois da publicidade
Mas o casal, descendente de imigrantes italianos e luxemburgueses, não desistiu do mundo dos cafés. A empresa passou a comprar grãos de outras regiões do Brasil e industrializar. Hoje, adquire de produtores homologados de São Paulo e Minas Gerais.
– Incentivamos a cadeia de produção em parcerias com produtores qualificados, que atendam os critérios de sustentabilidade ambiental, remunerando cafés com pontuações especiais e com sensoriais exóticos – destaca a CEO Micheli Poli Silva.
A linha “Gerações”
As primeiras homenagens das netas são para os fundadores do grupo, com os cafés especiais “Vô Gentil” e “Vó Damázia”, um reconhecimento ao pioneirismo do avô Gentil Silva e da avó Damázia Silva.
Todos os cafés são 100% Arábica. O “Vô Gentil” é da variedade Mundo Novo, da Chapada de Minas, tem torra média e é intenso com notas sensoriais de frutas cítricas. O da “Vó Damázia” é da variedade Bourbon Amarelo, Mogiana Paulista, com torra média, intenso e notas de caramelo e chocolate.
Continua depois da publicidade
Veja na galeria fotos de alguns cafés da linha Gerações e outras imagens:
Os cafés da segunda geração são em homenagem aos pais das executivas atuais. O “Café do Irmão” reconhece Eurli, caçula dos oito filhos que era chamado carinhosamente de Irmão. E o “Café da Rosi” é uma homenagem à esposa dele.
O “Café do Irmão” é da variedade Catuai Amarelo, do Cerrado Mineiro, com torra média, intenso e notas sensoriais de banana e mel, entre outras. O “Café da Rosi” é da variedade Paraíso, das Matas de Minas, tem torra média, é intenso com notas sensoriais florais.
As homenagens para a terceira geração da família têm o “Café da Cheli”, para a CEO Micheli. É da variedade Catuaí Vermelho do Cerrado Mineiro, tem torra média, é intenso, com notas sensoriais de avelã e chocolate cremoso.
Continua depois da publicidade
O “Café da Lini” homenageia a Carolini Poli Silva, a gestora comercial. É da variedade Arara, com origem do Paraná e Alta Mogiana, tem torra média, é intenso, com notas sensoriais de frutas vermelhas.
Para reconhecer a executiva financeira foi elaborado o “Café da Milaini” da variedade Arara, do Sul de Minas, com torra média, intenso, também com notas sensoriais de frutas vermelhas.
Micheli Poli Silva lembra que foi uma trajetória de muito trabalho para a família, em especial quando o avô ficou doente e a avó precisava ir para a lavoura com os filhos. Segundo ela, por isso a primeira geração de empreendedores inspira cafés ricos em tradição e calorosos.
– Esse momento para a gente é um marco porque é onde vamos trazer a memória do meu avô, da minha avó, a luta dos nossos pais e poder mostrar para todo mundo o que tem por trás do nosso trabalho. É isso que eu acho o mais importante, a nossa essência. Eu acho que é muito uma questão de pertencimento. É o valor que eu dou ao trabalho que a gente desempenha hoje, de entregar o melhor produto, honrando sempre a memória do meu avô e da minha avó – comenta Micheli Poli Silva.
Continua depois da publicidade
O lançamento dessa linha afetiva motivou mais um investimento do Grupo Jurerê, informa a empresária. Foi o lançamento de um novo portal para comercialização on-line dos produtos, o emporiojurere.com.br.
Leia também
Simulador de impostos da reforma tributária é lançado no Startup Summit
Grupo Pereira, dono do Fort Atacadista, é o maior varejista de SC, mostra ranking
Acate reúne grandes empresas e instituições para fazer negócios com startups
Setor de tecnologia de SC cresce 7,6% e fatura R$ 38 bilhões; Brasil soma R$ 754 bi
Startup Summit inicia credenciamento antecipado e eventos paralelos
Catarinense cria mix de óleos para espumas que pode reduzir em 30% volume de lixo no mundo