Um dos alimentos mais desejados do mundo, o chocolate desperta atenção especial a partir dos ingredientes. Decidida a fabricar chocolates frescos inovadores, a jovem nutricionista gaúcha radicada em Santa Catarina, Larissa Ludwig, fundou há seis anos a empresa Cookoa, em Palhoça, criando formulações inusitadas. Uma delas foi a inclusão de pó de mandioca (aipim) na composição do chocolate branco.

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Segundo Larissa Ludwig, a estratégia de fabricar chocolate bean-to-bar (do grão à barra) surgiu a partir de uma intolerância alimentar. A Cookoa produz atualmente 32 produtos diferentes, comercializados em todo o Brasil. Com equipe de 20 colaboradores diretos, a empresa já fabricou e vendeu nesse período mais de 250 mil barras de chocolate. 

– Através do método bean-to-bar aliado à nutrição, o trabalho da Cookoa se baseia em oferecer uma experiência única através do cacau com foco em 3 propósitos: o socioambiental, o nutricional e o sensorial- explica a empresária.

Larissa Ludwig, nutricionista fundadora da Cookoa
Larissa Ludwig, nutricionista fundadora da Cookoa (Foto: Divulgação)

As barras doces de chocolate branco com nibs (sementes torradas de cacau), incluem manteiga de cacau, leites de castanha, coco e o pó de mandioca para substituir os lácteos. O doce vem de porção 50% menor de açúcar demerara orgânico. A versão amarga do chocolate branco é igual, incluindo o ingrediente de madioca, porém sem açúcar. Segundo a empresa, o pó de mandioca melhora a textura.

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Chama a atenção também na lista dos produtos da empresa uma barra totalmente de cacau, a Intensa 100%, com apenas cacau nativo da Amazônia, cacau do Sul da Bahia e manteiga de cacau. Para as composições de 70% cacau e 80% cacau, além do ingrediente principal, são usados manteiga de cacau e açúcar de coco.

Produto desejado pela maioria

A propósito, o Dia Mundial do Chocolate acaba de ser comemorado: é 7 de julho. Para se ter ideia de como é um produto desejado em Santa Catarina, na pesquisa de intenção de compras para a Páscoa deste ano, feita pela Fecomércio-SC, 81% dos entrevistados informaram que comprariam chocolates. Isso sob o impacto da inflação. Em 2019 foi mais. A mesma pesquisa apurou que 91% tinham planos de comprar chocolate para a Páscoa.