Uma das maiores indústrias de embalagens do Brasil e com mais de 60 anos de tradição no segmento de EPS (plástico conhecido como isopor), a Termotécnica, de Joinville, está lançando um produto inédito nessa trajetória: uma embalagem sustentável 100% de origem vegetal. É nova linha DaColheita Bio, feita com derivados de bagaço de cana, um material alternativo de fonte renovável (biobased) e biodegradável.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Os produtos – no grupo dos chamados conservadores – são para o segmento varejista FLV, de frutas, legumes e verduras. Serão lançados durante a Hortitec 2024, grande feira do setor de horticultura e agricultura, que será realizada esta semana (de 19 a 21 de junho), em Holambra, São Paulo.

– A Termotécnica é uma empresa provedora de soluções de embalagens que sempre investiu muito em sustentabilidade e inovação. Estamos atentos aos movimentos mundiais de ampliação do uso de materiais de fontes renováveis e apostamos em um plano estratégico de médio e longo prazo de diversificar nossa matriz de materiais e fornecer soluções completas, nos antecipando às demandas de nossos clientes – destaca o presidente da empresa, Albano Schmidt.

Na opinião dele, com essa linha de produtos a Termotécnica investe num futuro esperado, sustentável, para o setor. Ele diz que representa um “turning point”, isto é, um ponto de inflexão para a trajetória da empresa.

Continua depois da publicidade

A escolha de matéria-prima derivada de bagaço de cana é por ser um produto abundante da agroindústria no país e, também, por poder ser compostável. A linha tem bandejas de quatro tamanhos para atender o mercado FLV.

– Para o desenvolvimento da linha DaColheita Bio em parceria com um fornecedor selecionado, seguimos especificações de design, durabilidade e resistência à umidade, para manter o shelf-life dos produtos frescos acondicionados para nos diferenciarmos em termos de qualidade das bandejas disponíveis no mercado nacional atualmente. Essas características também proporcionam a redução das perdas e desperdícios desses alimentos em toda a cadeia de produção e consumo, em linha com o Save Food Initiative, da qual a Termotécnica é signatária – explica o gerente de Inovação Empreendedora da empresa, Alexandre Cotrim.

Segundo o executivo, essa nova linha atende principalmente o segmento de alimentos orgânicos, no qual tanto produtores, quanto o setor de comércio e os consumidores estão interessados em ter produtos que protegem a natureza.

A Termotécnica é uma empresa reconhecida por ações voltadas à sustentabilidade. Há mais de uma década, desenvolve projeto de recolhimento e reciclagem de embalagem de EPS, fazendo a logística reversa.

Continua depois da publicidade

Leia também

“Dá até para reverter doenças”, diz diretora em SC do Colégio de Medicina do Estilo de Vida

Florianópolis é apresentada a jovens do G20 como a “Ilha do Silício brasileira”

Governo de SC incentiva criação de games com recursos via edital

Estudante de SC representa o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática

Alckmin confirma visita a evento de ferramentaria em Joinville

PIB de SC cresce 2,6% até março, estima equipe econômica do governo