Para auxiliar empresas e profissionais de direito na previsão de multas aplicadas pela Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD), a empresa RTC Privacidade & Segurança, de Florianópolis, lançou a primeira calculadora. Ela é basseada na Resolução 04/2023, publicada segunda-feira (27/2) que traz o Regulamento de Dosimetria e Aplicação de Sanções Administrativas relacionadas à lei.

Continua depois da publicidade

O desenvolvimento da ferramenta foi da empresa RTC, que tem à frente o especialista em segurança da informação Cassio Brodbeck, com a participação dos advogados Thays Joana Tumelero e Rodrigo Horn, que atuam nessa área há anos. Eles explicam que o objetivo é ter uma ferrametna acessível para prever multas com base nas leis atuais de proteção de dados. Mas alertam que a aplicação dos critérios para apuração do cálculo é de responsabilidade exclusiva do usuário da ferramenta e não da RTC. O acesso à calculadora é gratuito.

Conforme Thays Tumelero, especialista em Proteção de Dados e Privacidade, a lei conta com diversos critérios que definem o tipo e tamanho de multas. A calculadora indica eventual penalidade a partir de informações que são inseridas na mesma.

Leia também

Caso de vaca louca atípico mantém bom cenário para setor de carnes

Continua depois da publicidade

Mensalidades escolares puxam alta da inflação de SC em fevereiro

Volta de PIS e Cofins em combustíveis gera R$ 17 milhões em ICMS para SC

Softplan adquire a Prevision, construtech de Florianópolis