Quem vai tocar o sino da B3, a Bolsa de valores do Brasil, na próxima segunda-feira, 13 de novembro, será uma empresa bilionária catarinense, o grupo de shopping centers Almeida Junior, que será representado pelo seu fundador e CEO Jaimes Almeida Junior. O evento será para oficializar o IPO (oferta inicial de ações, na sigla em inglês) , isto é, abertura de capital por meio do fundo imobiliário FII AJ Malls, que viabilizou a captação junto ao mercado R$ 317 milhões para investimentos em expansão dos emprendimentos da empresa.
Continua depois da publicidade
Receba as notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O anúncio da emblemática toca de sino foi feita por Jaimes Almeida, na noite desta quarta-feira, quando foi homenageado como representante do Empreendedorismo Catarinense e discursou em nome dos premiados pelo Grupo de Líderes Empresariais de Santa Catarina (Lide SC), em evento na Alameda Casa Rosa, em Florianópolis. O grupo prevê fechar este ano com faturamento de R$ 3,6 bilhões e, com a expansão, o plano é crescer em novo patamar.
– A gente conseguiu fazer o primeiro IPO desde março de 2021. Então, temos aí mais de dois anos sem IPO no Brasil. É um fundo listado, com cotas na bolsa. Então, é por isso que eu vou bater o sino segunda-feira com camiseta do AJ Malls – destacou Almeida
A capitação foi feita para ampliação dos shopping centers do grupo, que são seis, todos em Santa Catarina: Balneário Shopping em Balneário Camboriú, Neumarket e Norte Shopping em Blumenau, Garten Shopping em Joinville, Nações em Criciúma e Continente Shopping em São José, na Grande Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Almeida destaca que mesmo após o IPO, o grupo seguirá com mais de 80% do capital. Ao todo, o plano é investir R$ 800 milhões em expansão dos empreendimentos.

– Você tem duas formas de abrir capital. Ou você faz do lado corporativo, que é emitindo ações da companhia, ou você abre capital numa emissão num FII ao mercado. E nós fizemos a emissão do FII ao mercado. Então, a estruturação é o mesmo processo de abertura de capital. Eu não tenho sócios na empresa, tenho sócios na plataforma dos shoppings, que são pessoas físicas, e também empresas investidoras. São mais de 5 mil acionistas nas plataformas dos nossos ativos. Isso é muito bom. Nós fizemos a emissão e concluímos dia 26 de outubro. Fizemos a liquidação do FII no dia 01 de novembro; agora, dia 13 eu bato o sino, e a partir da quinta-feira da próxima semana começa a ser negociado na bolsa – explica o empresário.
A primeira expansão será a do Balneário Shopping, que terá um acréscimo de 140 lojas em 12 mil metros quadrados de nova área bruta locável (ABL). O investimento será da ordem de R$ 160 milhões. O Balneário Shopping já conta com 350 lojas.
Conforme Almeida, o primeiro projeto começa em Balneário Camboriú porque a cidade tem um dos mercados mais dinâmicos do país. As lojas atuais do shopping estão todas ocupadas. E também neste mês de novembro, o grupo inaugura o primeiro edifício residencial anexo a shopping, que é também junto ao Balneário Shopping.
Continua depois da publicidade
Para o Neumarket, shopping em Blumenau, o primeiro do grupo, serão investidos R$ 100 milhões e no Garten, em Joinville, R$ 120 milhões, antecipou Almeida.
Segundo ele, esses investimentos estão em sintonia com o mercado catarinense, que segue crescendo, com pleno emprego. No ano passado, os shoppings do grupo somaram faturamento de R$ 3 bilhões e, para este ano, a projeção é de R$ 3,6 bilhões, o que significa um crescimento de 20%.
Atualmente, o grupo detém 71% do mercado de shoppings em SC e, com essas expansões, projeta chegar a 80%. Conforme o empresário, o sucesso dos empreendimentos está ligado ao mix de oferta de lojas e serviços, com muito entretenimento.
Veja fotos dos shoppings do grupo Almeida Junior
Continua depois da publicidade
Leia também
Agenda da Água 2023 coloca o desafio de gestão bilionária de obras e saneamento em SC
Empresário Fernando Füchter, que faleceu nesta segunda, recebeu homenagem da família há poucos dias
“Temos problema muito sério de produtividade na pequena empresa”, alerta diretor do Sebrae SC
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC