Neste Dia do Trabalho, milhares de brasileiros não têm o que comemorar. Nesta terça-feira (30), o IBGE divulgou a pesquisa Pnad Contínua Mensal que apontou taxa de desemprego de 12,7%, o que significa 13,4 milhões de desempregados, mais do que no último trimestre do ano passado, quando a taxa ficou em 11,6%, representando 12,2 milhões de pessoas sem trabalho.
Continua depois da publicidade
Este novo levantamento não incluiu dados estaduais, mas na última Pnad trimestral, relativa aos últimos três meses do ano passado, SC continuou com a menor taxa de desemprego do país, 6,4% e cerca de 246 mil pessoas sem trabalho.
Além dessa pesquisa com foco em trabalho remunerado, a Pnad continua faz também o suplemento Outras Formas de Trabalho. Nesse levantamento relativo a 2018, em Santa Catarina 5,3 milhões de pessoas de 14 anos ou mais – 90,5% da população – fizeram algum tipo de trabalho sem remuneração. Segundo a pesquisa, 89% fizeram fazeres domésticos, 30% cuidaram de pessoas, 8% produziram para o próprio consumo e 4,7% atuaram como voluntários. As médias são semelhantes às nacionais. No país, 87% fizeram afazeres domésticos ano passado, 31% cuidaram de pessoas, 7,7% produziram para consumo próprio e 4,3% atuaram como voluntários.
Floripa lidera
Entre as quatro formas de trabalho não remunerado apuradas pelo IBGE, Florianópolis se destaca como a capital brasileira com maior percentual de pessoas que atuam como voluntárias, 6,4% enquanto a média estadual é de 4,7% e nacional 4,3%. Das que atuam como voluntárias em Florianópolis, 78,9% o fazem por influência de empresas e 21,1% por iniciativa própria. As mulheres dedicam 6,4 horas semanais e os homens, 6,1 horas. Vale lembrar que um dos pontos negativos do Brasil é que poucas pessoas realizam serviços voluntários no país.
Continua depois da publicidade
Sicoob no esporte
Com a decisão do Sicoob, sistema cooperativo de crédito de patrocinar as séries A e B do Brasileirão, o setor financeiro cooperativo terá expansão mais acelerada. É uma alternativa vantajosa frente a bancos comerciais. Em SC, o Sicoob é o maior sistema de cooperativas de crédito.