Em visita oficial a Santa Catarina segunda-feira, o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, será recebido pelo governador Carlos Moisés da Silva. Eles assinarão um memorando de entendimentos (MdE) para cooperação entre o Estado e os EUA com o objetivo de ampliar parcerias em diversas áreas que compreendem economia, ciência e educação.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

O memorando foi elaborado em parceria pela Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais (SAI) do governo de SC com a Embaixada e o consulado dos EUA em Porto Alegre. Entre as áreas que poderão ter mais parcerias estão saúde, ciência e tecnologia, meio ambiente, agricultura, educação, segurança pública e direitos humanos. De acordo com a secretaria, esse memorando terá duração até dezembro de 2022, mas poderá ser prorrogado. As pastas envolvidas farão análises sobre cada tópico visando encaminhar as cooperações possíveis.

O embaixador Todd Chapman já esteve em Santa Catarina em outro período como visitante. Quando a família dele residia no Brasil, fase em que o pai era executivo de uma multinacional americana em São Paulo, ele visitou diversas vezes estados do Sul do Brasil, incluindo SC.

O intercâmbio de negócios entre SC e os Estados Unidos é amplo e tradicional. Nos últimos anos, o país tem ficado em primeiro lugar ou segundo lugar entre os maiores destinos das exportações catarinenses. Os itens mais exportados, atualmente, são partes de motores e madeiras para diversos fins.

Continua depois da publicidade

Governo de SC publica decreto do auxílio emergencial para microempresas e MEIs