Santa Catarina é o maior importador de alumínio do Reino do Bahrein, pequeno país do Golfo Arábico que também se destaca na produção de petróleo. Esse fato gerou motivação especial do embaixador do país, S.E. Bader Al-Helaibi, de visitar o Estado, o que aconteceu na manhã desta sexta-feira a partir de sugestão da deputada federal Caroline de Toni ao presidente da Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc), Sérgio Rodrigues Alves.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
O embaixador foi recebido por Alves e outros empresários e falou sobre oportunidades de novos negócios com Santa Catarina. O plano é ampliar o intercâmbio comercial e de serviços entre o Bahein e o Estado. Entre os produtos importados de SC estão carnes.
O Bahrein abriu embaixada no Brasil somente em 2019 e, desde lá, os negócios entre os dois países somaram US$ 2 bilhões. Alves falou ao embaixador sobre os diferenciais da economia e da qualidade de vida de Santa Catarina. Antonio Guimarães Neto, diretor de Infraestrutura da federação, falou sobre oportunidades de investimentos no Estado.
Com economia diversificada, apesar de ter petróleo, a exploração do setor responde apenas por 17,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do Bahrein. Serviços financeiros respondem por 17%, indústria (14,5%), serviços governamentais (13%) e construção (7,7%). Esses são os setores mais representativos.
Continua depois da publicidade