Em sua primeira viagem oficial ao Sul do Brasil, o novo embaixador dos Estados Unidos no país, Todd Chapman, prioriza economia em agenda de visitas no Rio Grande do Sul. Ele defendeu mais negócios com os EUA nas exportações e importações de industrializados e serviços, justamente os setores em que o comércio já é forte tanto de Santa Catarina quanto do Rio Grande do Sul com o mercado americano. O embaixador também mostrou confiança em resultados positivos no acordo Brasil e EUA firmado em outubro, que traz novas regras para liberar mais o comércio entre as partes.

Continua depois da publicidade

Exportações de SC caem 9,7% em outubro; EUA é o principal mercado

Nesta quinta-feira, após visita ao consulado americano em Porto Alegre, Chapman teve reuniões com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), a Federação da Agricultura do Estado (Farsul) e com o governador Eduardo Leite. Á noite, participou de reunião com empresários e nesta sexta, visita unidades de multinacionais americanas no RS, como a GM, John Deere e Massey-Ferguson.

Questionado sobre quando virá a Santa Catarina, Chapman informou que fará uma visita particular antes de uma viagem oficial. Nos negócios entre os EUA e SC predominam produtos industrializados e, em outubro, o mercado americano foi o principal destino de exportações catarinenses. O comércio bilateral entre SC e os EUA somou US$ 1,7 bilhão de janeiro a setembro deste ano, segundo dados apurados pelo Observatório Fiesc.

Ainda sobre o acordo firmado em outubro Brasil-EUA, o objetivo é acelerar processos para trocas comerciais, incluindo redução de burocracia na fronteira, melhoria em processos regulatórios e apoio à integridade de instituições públicas.

Continua depois da publicidade