Desafios para o Brasil ser um país ainda mais sustentável serão debatidos nesta quarta-feira (21), em Florianópolis, pelo embaixador da Unesco e estilista de renome Oskar Metsavaht, pela empresária e navegadora Heloisa Schurmann e outros especialistas no ESG Summit Brazil. O evento será no Fuso Concept Hotel, na Praia do Forte, ao lado de Jurerê Internacional.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Entre os temas que serão abordados nas palestras estão: sustentabilidade, futuro das cidades, descarbonização, bioeconomia, construção de políticas públicas, neoindustrialização e transição energética.
Um dos principais nomes do ESG Summit é o do empresário Oskar Metsavaht, fundador e diretor de criação e estilo da grife Osklen, além de embaixador da UNESCO para Sustentabilidade e para a Década do Oceano 2021-2030. Oskar Metsavaht fará palestra sobre a “Marca Brasil”.
O empresário foi um dos pioneiros no conceito que prevê a fusão entre ética e estética no desenvolvimento de moda comprometida com a filosofia ASAP, da sigla inglesa “tão sustentável quanto possível, o mais rápido possível”.
Continua depois da publicidade
Esse conceito prevê trazer, com urgência, a sustentabilidade no dia a dia da indústria da moda. Oskar Metsavaht também é fundador e presidente do Instituto-E, uma OSCIP que atua como um hub, aplicando conceitos e práticas de Sustainable Design Thinking para promover um desenvolvimento sustentável por meio de projetos socioambientais.
Outra palestrante de renome do evento é a empresária, navegadora e escritora Heloisa Schurmann. Ela, ao lado do marido Wilfredo Schurmann, ela é líder do Voz dos Oceanos, movimento que visa ampliar o número de vozes para proteger os oceanos.

– Há 40 anos, passamos a viver literalmente nos oceanos. Nessas décadas todas, tivemos as melhores experiências possíveis. Mas também nos deparamos com a crescente invasão de resíduos, que vem sufocando nosso Planeta Água – ressalta ela.
Heloisa Schurmann vai palestrar junto com Juliana Schurmann, presidente da Impact Coallition, sobre esse último movimento que a Família Schurmann está desenvolvendo e a importância da preservação do Planeta.
Continua depois da publicidade
O ESG Summit também terá palestra do sócio e líder da consultoria PwC, Durval Portela. Ele falará no painel “Incentivos fiscais em prol do desenvolvimento social do Brasil”. Com mais de 32 anos de experiência em consultoria tributária e societária na PwC, ele foi eleito como “Recommended Tax Lawyer in Brazil” pela “PLC Which Lawyer”, em 2007. Em 2013 e 2021, foi considerado “Highly Regarded Tax Controversy Advisor” pela “World Tax/International Tax Review – ITR”.
Esse painel terá como mediador Douglas Nicolau, CEO da Incentiv, uma das 100 startups mais promissoras do país, eleita pelo ranking 100 Startups To Watch. Este ranking consiste num ecossistema de soluções focado em gerar impacto social positivo aproximando empresas, pessoas e projetos socioambientais por meio de leis de incentivo.
O secretário do Meio Ambiente e Economia Verde do Estado de Santa Catarina, Guilherme Dallacosta, e a empresária Monica Volaco, vice-presidente e sócia da Vokkan, incorporadora imobiliária de SC, serão palestrantes em painel sobre o futuro das cidades na emergência climática.
Dallacosta antecipou que vai destacar as 84 medidas de adaptação climática que foram apresentadas aos municípios catarinenses após pesquisa de um ano, além do plano de transição energética de Santa Catarina. Segundo ele, o estado de SC é o único a contar com esse planejamento.
Continua depois da publicidade
Veja a lista dos palestrantes confirmados no evento:
Chantal Castro – Pacto Global da ONU no Brasil
Oskar Metsavaht – Fundador Osklen e embaixador da Unesco
Ian Nunjara – Head of ESG Strategy MSD Brasil
Isabel Sobral – ESG Director FutureBrand São Paulo
Leandro Camilo – Sócio e líder de Diversidade & Inclusão da PwC Brasil
Lucas Martins – CEO WVN Brasil
Edgard Usuy – Secretário do Planejamento do Estado de SC
Tarcísio Rosa – Presidente CELESC
Diogo Zaverucha – Diretor de Armazenamento de Energia na Brasol
Adriano Barros- Diretor de Relações Públicas e Governamentais da General Motors
Lina Magalhães – VECTRA International
Ricardo Moraes – Diretor médico Afya Medical Solutions
Edson Cascaes – Superintendente Unimed
Guilherme Dallacosta – Secretário do Meio Ambiente e Economia Verde do Estado de SC
Monica Volaco – Vice-Presidente Vokkan
Giovane Bonetti – ARK 7 Arquitetos
Ian Lazoski – Fundador Impactbank
João Paulo Kleinubing – Diretor Financeiro BRDE
Ana Laura Magalhães – Especialista em investimentos e Forbes U30
Cleverson Siewert – Secretário da Fazenda do Estado de SC
Rodrigo Prisco – Diretor SCPar
Mário Motta – Deputado Estadual de SC
Diego Ramos – Presidente Acate
José Renato Bruzadin – Diretor Executivo de Desenvolvimento de Negócios Industriais e Energia Veolia Brasil
Eduardo Porciuncula – Diretor Votorantim Cimentos
Carla Hoffmann – Movimento Nova Economia
Durval Portela – Partner and Tax Leader PwC
Douglas Nico – CEO Incentiv
Marcelo Gasparino – VP do Conselho de Administração da VALE
Victor Irajá – Jornalista CNN Brasil
Juliana Schurmann – Presidente Impact Coalition
Heloisa Schurmann – Voz dos Oceanos
Leia também
SC prepara engenheiros para fiscalizar programa bilionário em rodovias
Panamá abre mercado para carnes de aves e de suínos do Brasil
Programa TexBrasil que apoia exportação de moda está com inscrições abertas
Celesc recebe sugestões de IA e mostra corredor elétrico no Startup Summit
Empresa de bebidas cresce 60% em Santa Catarina no primeiro semestre