Ao fazer reunião regional com prefeitos na Associação Empresarial de Jaraguá do Sul nesta quinta-feira, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, incluiu uma vista à WEG, multinacional icônica da indústria catarinense sediada no município. O governador e comitiva foram recebidos pelo presidente da companhia, Harry Schmelzer Jr. e pelo presidente do conselho do grupo, Décio da Silva.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Jorginho assistiu a uma apresentação realizada por executivos da companhia e visitou algumas unidades fabris, como a nova fábrica de motores de tração e de packs de baterias, a fábrica de drives e estações de recarga e a fábrica de aerogeradores. Nesse complexo industrial, onde está, também, a maior fábrica de motores elétricos do mundo, trabalham cerca de 20 mil pessoas.

A visita, que foi proposta pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, teve também as participações de lideranças locais como o prefeito de Jaraguá do Sul, José Jair Franzner, os deputados estaduais Antídio Lunelli e Vicente Caropreso.

Os secretários estaduais, Danieli Porporatti (de Governo) e João Debiasi (Comunicação) também participaram. Jorginho realizou na cidade a edição regional do Programa Santa Catarina Levada a Sério + Perto de Você.

Continua depois da publicidade

De acordo com a assessoria do governo, Jorginho também ouviu da empresa sugestões para melhoria do ambiente de negócios e sobre a importância da inovação para o êxito nos mercados. Os investimentos da WEG em inovação, pesquisa e desenvolvimento (P&D) nos últimos cinco anos somaram R$ 1,5 bilhão. Em 2022, a receita líquida de vendas do grupo chegou a R$ 29,9 bilhões, alta de 26,91%.

– A WEG é o grande exemplo do que é Santa Catarina. Uma empresa que se expande e que já está se antecipando aos novos tempos do mercado e da vida das pessoas. Gera renda, emprego e principalmente um orgulho muito grande de ser catarinense. Essa visita é sinal do meu respeito e da minha admiração pela empresa que ajuda Jaraguá e Santa Catarina a ser destaque no mundo. O governo quer ser um grande parceiro deste empreendimento, que já formou mais de quatro mil profissionais dentro da empresa. Isso é mudar para melhor a vida das pessoas – afirmou Jorginho Mello.

Governador e comitiva visitam fábrica da WEG em Jaraguá do Sul Foto: Roberto Zacarias, Secom

O secretário Marcelo Fett, que é um dos que trabalham para definir novas medidas para tornar o setor empresarial de Santa Catarina mais competitivo por meio da inovação e novas tecnologias, observa com atenção a atuação e movimentos da WEG.  

– A empresa é um orgulho para Santa Catarina e para o Brasil. Inovação e tecnologia fazem parte do DNA da companhia e estão alinhadas à determinação do governador Jorginho Mello para a criação de boas políticas públicas que estimulam um novo ciclo de desenvolvimento para o estado – afirmou Marcelo Fett.

Esta semana, a WEG foi eleita pela nona vez consecutiva uma das empresas mais inovadoras do Brasil, segundo a premiação Valor Inovação 2023. A empresa ficou em primeiro lugar no setor de eletroeletrônicos e em quinto lugar no ranking geral que tem 150 companhias.

Continua depois da publicidade

Leia também

Agricultores de SC estão indignados com decisão do governo sobre plantio de soja

Jorginho nomeia secretária para representar Santa Catarina no Codesul

Conheça a empresa que nasceu na UFSC e é uma das líderes globais em clareadores dentais

A mil metros de altitude, hotel de SC entra no Roteiro de Charme