O SC Day Chile, primeira iniciativa da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) para impulsionar exportações por meio de rodadas de negócios no exterior, realizado de segunda a quarta-feira da última semana (de 18 a 20 deste mês) em Santiago, contou com a parceria do governo de SC e de outras instituições. A Assembleia Legislativa de SC (Alesc) foi representada pelo deputado Mário Motta (PSD), que fez contatos com lideranças chilenas das áreas de economia, política e educação.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Durante os encontros bilaterais do evento, com empresários brasileiros e chilenos, o parlamentar falou sobre os diferenciais da economia catarinense, tanto no agro, quanto em outros setores e do seu potencial para exportar ainda mais ao Chile.

– Santa Catarina, com sua força produtiva e espírito inovador, tem um enorme potencial para expandir significativamente sua participação nesse intercâmbio. Um exemplo claro desse potencial é a posição de destaque do nosso estado como uma das maiores e melhores exportadoras de alimentos e bebidas do mundo. O Chile importa, anualmente, 8,3 bilhões de dólares nesse setor, dos quais 1,3 bilhões vêm do mercado brasileiro. Porém, apenas 327,8 milhões são originados de Santa Catarina. Isso pode e precisa mudar – destacou Mário Motta.
Com o objetivo de ampliar conhecimentos sobre sustentabilidade na prática, o parlamentar participou da visita à siderúrgica AZA, organizada pela Fiesc. A empresa, que pertencia ao grupo gaúcho Gerdau até 2018, é uma recicladora de aço que tem uma das mais baixas emissões de carbono em nível mundial. A AZA atua somente com matéria-prima fornecida por cerca de 12 mil recicladores de todo o país e seus novos produtos de aço são usados nos edifícios mais verdes da construção chilena. O parlamentar visitou, também, filiais da indústrias catarinenses WEG e Duas Rodas no país.
Continua depois da publicidade
Outra agenda de Mario Motta em Santiago, no Chile, foi visita à Univeridad Católica, que é referência internacional em esportes escolares. Ele trocou informações com a diretoria da instituição para o projeto Futuro Catarinense, que vai iniciar em fevereiro de 2025, para promover o desporto escolar em SC. O objetivo será aproximar atletas de potenciais apoiadores por meio de uma plataforma.
Durante a missão, Mario Motta defendeu viagens internacionais de parlamentares para conhecer mercados, serviços públicos e modelos educacionais e, assim, ter novos conhecimento para tomar decisões que possam colaborar ainda mais para o desenvolvimento do Estado.
Leia também
Frigoríficos boicotam Carrefour em função de briga do setor de carnes na França
Eike Batista: de bilionário do petróleo a incentivador da economia verde
“Trumpulência”: quais os impactos da gestão Trump para a economia mundial em 2025
SC Day: evento no Chile mostra potencial de SC para vender mais ao exterior