Lideranças de micro e pequenas empresas da região metropolitana de Florianópolis defendem melhores condições para fazer negócios em Santa Catarina, incluindo mais crédito com juro zero, Pronampe estadual e mais compras públicas. Esses pleitos foram apresentados no I Fórum Metropolitano de Micro e Pequenas Empresas, realizado na Assembleia Legislativa (Alesc).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Apoiado por deputados, o evento também motivou a reativação da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa de SC. O deputado Marcos Vieira (PSDB) assumiu a coordenação desse grupo parlamentar. A iniciativa do fórum foi Ampe Metropolitana, para marcar seus 13 anos de atividades.

O presidente da Ampe, Ivam Michaltchuk, avaliou que o evento atingiu seu objetivo principal que é aproximar mais as lideranças de setores público e privado. Assim, é possível fortalecer o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico. O empresário fez uma defesa especial do aumento de compras públicas junto a micro e pequenas empresas.

– É fundamental que executivos e legislativos façam valer o tratamento favorecido e diferenciado aos pequenos negócios, garantido pela Constituição Federal – afirmou Ivam Michaltchuk.

Continua depois da publicidade

A maioria dos pleitos feitos pela Ampe para desenvolver micro e pequenas empresas é relativa a serviços que já estão em andamento, mas são insuficientes. Exemplos são a oferta de crédito e a realização de compras em licitações e editais públicos. O programa Pronampe conta com quatro projetos prometidos pelo governador Jorginho Mello (PL), dos quais três em breve serão encaminhados para apreciação da Alesc.

Além de parlamentares, lideranças do setor público e privado também participaram do evento. Estiveram na Alesc o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços Silvio Dreveck, também representando o governador Jorginho Mello.

O deputado Marcos Vieira (PSDB) participou como coordenador da Frente Parlamentar de Micro e Pequenas Empresas, e o deputado Mario Motta (PSD), que sugeriu a realização do fórum, foi como presidente da Comissão de Legislação Participativa da Alesc.  

Também participaram o coordenador da Frente Parlamentar de Liberdade Econômica, deputado Matheus Cadorin (Novo), o coordenador da Frente Parlamentar de Governo Aberto, deputado Napoleão Bernardes (PSD); e o deputado Nilso Berlanda (PL).  

Continua depois da publicidade

Das lideranças do setor privado, estiveram no fórum o presidente da FCDL SC Onildo Dalbosco Junior, o vice-presidente da Fampesc Pedro Franck e o diretor técnico do Sebrae SC, Luciano Pinheiro.

Leia também

Meeting Comex atrai 1,3 mil pessoas para debater comércio exterior

Porto Itapoá alcança recorde no movimento de contêineres em março

Cem dias de Jorginho: planos econômicos, mas recursos limitados para investir

Facisc colabora em ações contra decisão do STF sobre “coisa julgada”

Empreende Brazil Conference vai lançar o Método 360º e jornada a participantes