Duzentas lideranças do comércio lojista de Santa Catarina e do Brasil participaram em Florianópolis, no Costão do Santinho, quarta e quinta-feira, de edição do Programa Políticas Públicas 4.0, iniciativa da Federação das CDLs de SC, Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Sebrae nacional. Empresários do Estado aproveitaram para cobrar a aprovação da nova tabela do Simples, das reformas pendentes e para homenagear parlamentares que apresentaram projetos favoráveis ao setor.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do DC no Telegram
O senador Jorginho Mello (PL) recebeu o Troféu Mérito Lojista, considerado o “Oscar do Varejo”, concedido pela CNDL a quem contribui para o desenvolvimento do varejo no Brasil. Também foram homenageados com diplomas de Moções de Aplausos os deputados federais de SC Caroline de Toni (PL), Darci de Matos (PSD), Rodrigo Coelho (Podemos) e Daniel Freitas (PL).
A distinção ao senador foi principalmente por ter sido autor do projeto do Pronampe, programa federal de crédito que acaba de entrar em nova etapa com empréstimos liberados a partir desta quinta feira no país. Pré-candidato ao governo de SC, Jorginho aproveitou para falar aos presentes que o seu programa de governo terá um projeto de Pronampe estadual com limite de empréstimo de até R$ 500 mil.
O evento, que não era realizado há dois anos devido à pandemia, teve como objetivo qualificar lideranças do varejo na elaboração de políticas públicas. Os empresários foram incentivados a promover articulação local e fazer acompanhamento de projetos que tenham impacto no setor.
Continua depois da publicidade
Na opinião do presidente da FCDL/SC, Ivan Tauffer, no encontro foi possível aproximar parlamentares de empresários e do setor público. Segundo ele, foi possível chamar a atenção para que olhem com carinho as reformas e atuem para reduzir a carga tributária. A federação cobrou também leis que melhorem as condições de competitividade do setor.
O programa foi encerrado ontem com palestra do ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, que falou sobre projetos voltados à inclusão, principalmente em oferta de internet a comunidades mais vulneráveis, e programas culturais. A parte de confraternização, com as homenagens, foi na abertura, quarta-feira à noite.